No âmbito do programa Mater17, uma iniciativa promovida pela Área Metropolitana do Porto (AMP), estão abertas as inscrições para o projeto Cor(p)o Metropolitano. Com o objetivo de se afirmar como um coro intermunicipal e polifónico, pretende mapear o território e as suas comunidades, a partir do trabalho vocal e da prática artística colaborativa.
No total, o projeto será composto pelos 17 municípios da AMP, partilhando histórias e lendas de cada um deles. Inicialmente Cor(p)o Metropolitano terá entre oito a nove sessões exploratórias, que envolvem trabalho de pesquisa e recolha de material, seguindo-se os ensaios e a apresentação pública.
O reportório apresentado por cada coro será diferente, estando diretamente relacionado com cada concelho.
Todos os interessados em participar, pelo município de Santo Tirso, podem inscrever-se através do email cultura@cm-stirso.pt. Não sendo fator de exclusão, será valorizada a prática artística e a experiência em canto. Os menores de 16 anos devem ser acompanhados pelos pais ou outro responsável.
O número máximo de participantes será de 30 pessoas. Os ensaios vão decorrer na cidade, durante o mês de setembro, em horário pós-laboral, e contarão com Rui Souza enquanto diretor musical.
Em Santo Tirso, a apresentação de Cor(p)o Metropolitano está prevista para dia 10 de outubro.