Foi realizada hoje a inauguração da escultura presente na rotunda da Zona Industrial da Ermida, em Santa Cristina do Couto.
A escultura, da autoria de Paulo Neves, foi doada ao município de Santo Tirso pelo empresário Luís Ferreira Pinto, fundador e presidente do concelho administração da CASFIL. Com esta obra de arte o empresário assinala os 40 anos de existência da sua empresa.
Na inauguração, para além do proprietário CASFIL e do autor da escultura, estiveram presentes, Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Jorge Gomes, presidente da união de freguesias de Santo Tirso, Burgães e couto (Santa Cristiana e São Miguel), Tiago Araújo, Vereador da cultura, Castro Fernandes, ex-presidente da Câmara Municipal, entre outros convidados ligados ao projeto.
Luís Ferreira Pinto confessa-se um apreciador de arte desde sempre, referindo que no 25º aniversário da empresa já havia simbolizado a ocasião com a colocação de um escultura na fábrica em Vila das Aves, daí surgir a ideia de fazer o mesmo no 40º aniversário com a colocação da escultura na rotunda localizada em frente à sua empresa em Santa Cristina do couto. O empresário destacou que esta escultura é composta por uma roda que foi guardada de uma máquina da empresa que teve um acidente em 1995, dizendo que a roda é um simbolismo da vida e do desenvolvimento.
O escultor Paulo Neves referiu que esta escultura surgiu de um desafio que lhe foi proposto por Ferreira Pinto de construir uma peça utilizando a roda que tinha guardada. Confessou que quando mostrou ao empresário a peça que fez totalmente ao seu critério, foi amor à primeira vista.
Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso disse que esta doação faz todo o sentido uma vez que Santo Tirso é conhecido pelo seu museu internacional de escultura contemporânea ao livre, que inclui 57 peças espalhadas pelo município e que agora soma mais uma. O autarca ressaltou que é uma belíssima obra que simboliza a junção do mundo empresarial ao cultural.