Diário de Santo Tirso

História Contemporânia (e futura?) da Freguesia – UF Carreira e Refojos de Riba de Ave

Se refletirmos um pouco sobre a atualidade desta freguesia, acabamos sempre por confrontarmo-nos com o passado das duas freguesias que lhe deram origem. Um passado cheio de pergaminhos e com vários séculos de existência.

Na história mais recente de cada uma destas freguesias, apraz-nos reconhecer e louvar quantos trabalharam para criar condições de proximidade com os seus habitantes.

E agora?

Ao criarem a UF Carreira e Refojos de Riba de Ave, será que alguém pensou nos serviços públicos de proximidade?

Não.

Foi por razões economicistas.

Será?

Pois se foi por essa razão, reflete-mos:

Uma freguesia duas sedes de junta?

Uma delas mais dia menos dias será reabilitada. (quem sabe para um centro de dia, um infantário, sede de uma associação, ou…. ?).

O que pensarão aqueles que tanto trabalharam para que fosse possível criar tais instalações?

Uma freguesia duas escolas?

Havendo cada vez menos alunos a frequentar a escola é certo e sabido que, mais dia, menos dia uma delas irá fechar. Qual delas?

Irá suceder o mesmo que aconteceu com a cantina da escola de S. José, uma das mais antigas do concelho e com melhores condições, abalou com pessoal e bagagem até Guimarei, escola com menos alunos e piores condições.

Qual foi critério desta decisão? A quem compete defender os interesses dos alunos desta escola? Ao que se sabe ninguém foi dado nem achado neste assunto.

Uma freguesia três cemitérios?

 Aqui está resolvido o problema da freguesia, uma vez que há um que está quase vazio. É uma questão de definir o critério de quem vai para onde.

 Uma freguesia uma casa mortuária?

Qual será a solução, uma ou duas?

Pois ao que consta está prevista a construção de uma nova casa mortuária na eis freguesia de Refojos. (Ainda bem!)

Etc.; etc.; etc.; ….

O contrário só a desagregação.

! – Já agora, qual será futuramente o nome desta freguesia? Pois não vejo na maioria dos documentos, espaço para colocar um nome com dez palavras e uma vogal, mais o carimbo, razão suficiente para a alteração do nome.

Que tal por exemplo:“Carrojos” uma associação de Carreira com Refojos, ou … etc.; etc., quem sabe um concurso de sugestões para o efeito, ou então através das redes sociais. Mas atenção procure nomes simples e com alguma lógica, não se esqueçam que de futuro irá constar dos nossos documentos (cartão de cidadão; escritura da casa; carta de condução; documentos do automóvel; etc.; etc.).

SERÁ ESTA A NOSSA HISTÓRIA FUTURA?

Esta é a opinião de um cidadão favorável à desagregação da freguesia UNIÃO DE FREGUESIAS DE CARREIRA E REFOJOS DE RIBA DE AVE.

Exit mobile version