Foi ontem na Praça 25 de Abril que Henrique Pinheiro Machado fez a apresentação oficial da sua candidatura à Câmara Municipal de Santo Tirso, o movimento independe “Pr’a Frente Santo Tirso” volta assim a concorrer às autárquicas tal como fez em 2013 e 2017.
Na apresentação também esteve presente Arnaldo Silva, candidato do “Pr’a Frente Santo Tirso” à Assembleia Municipal .
Henrique Pinheiro Machado referiu que mais uma vez a sua lista se candidata como independente “Porque discordamos do rumo que politicamente o nosso concelho tem seguido, e também porque acreditamos que podemos dar corpo e voz a uma nova forma de fazer política. Há hoje uma enorme vontade de mudança, perante uma Câmara desgastada, de segundas figuras, e sem uma visão estratégica global para o crescimento e o desenvolvimento do concelho! Concorremos a estas eleições para fazermos a diferença, contribuindo para que as pessoas vivam mais felizes e mais orgulhosas da sua identidade !”.
O candidato à Câmara Municipal referiu que têm como principal objetivo inverter a tendência de desertificação do concelho de Santo Tirso, para isso pretendem criar condições de atratividade para as pessoas e as empresas.
As propostas que a candidatura “Pr’a Frente Santo Tirso” tem são:
- Reduzir para valores competitivos os impostos municipais e os valores das taxas e tarifas dos serviços essenciais.
- Concretização de um Plano Estratégico Global de Investimento de 30 milhões de euros, para garantir uma habitação condigna a todos os munícipes, para levar o saneamento e a água a toda a população, para melhorar as acessibilidades e a rede viária, para proporcionar uma interligação entre as freguesias e a sede do concelho, e para requalificar as Zonas Industriais e os respetivos acessos.
- No âmbito da coesão territorial e social, recuperar a rede viária e fazer com que os TUST cheguem a todas as freguesias.
- Dedicar uma atenção especial aos moradores nas Habitações Municipais e aos idosos que vivem isolados, que passarão a ter um acompanhamento mais próximo e diário.
- Lutar para que o hospital de Santo Tirso seja dotado de mais valências médico-cirúrgicas, e que os Centros de Saúde passem a ter um corpo médico e de enfermagem e demais funcionários em número suficiente para atenderem quando necessário os seus utentes.
- Procurar atrair para o concelho empresas que garantam empregos de qualidade e bem remunerados, em troca da isenção ou redução para o mínimo dos impostos e da requalificação das Zonas Industriais e dos seus acessos.
- Alargar a atribuição de Bolsas de Estudo a todos os estudantes no ensino superior que tenham comprovadas dificuldades económicas.
- Fazer uma política que garanta uma habitação condigna e a preços regulados para fixar a população, especialmente os casais jovens. Reforçar o valor do Subsídio ao Arrendamento e do Fundo de Emergência Social. Admitimos a hipótese de subsidiar as prestações de empréstimos para a aquisição de casa própria.
- Apoiar de uma forma igual, transparente, sem discriminações, e segundo as suas necessidades, no desenvolvimento das suas atividades e na aquisição de equipamentos, os nossos bombeiros, tal como apoiaremos todas as estruturas associativas do concelho.
- Promover com grande empenho o fomento da atividade desportiva e lúdica dos jovens, dos adultos e dos seniores.
- Fazer um esforço muito grande na reativação das tradições culturais das diferentes populações e diretamente ligadas à sua identidade sócio-cultural, e, ainda, num âmbito geral, garantir o acesso de toda a população a atividades culturais e artísticas, promovendo a reconstrução do Cine Teatro de Santo Tirso e a reabertura do Cine Aves, a par da dinamização a cargo do Centro Cultural, como forma de combater as assimetrias regionais e favorecer a coesão social no acesso à Cultura e às Artes.
-
No âmbito da preservação da identidade sócio-cultural das populações, vamos empenhar-nos, como sempre o fizemos desde 2011, na restauração das freguesias extintas em 2013.