O Acampamento Nacional de Escoteiros da AEP foi realizado na última semana, entre o dia 13 e 19 de agosto, com o objetivo de promover práticas de sustentabilidade e ensinar a viver com as diferenças. A 26ª edição decorreu em Faro e a Associação de Escoteiros de Portugal (AEP), que faz 110 anos este ano, juntou cerca de 2500 jovens de várias partes do país, dos 10 mil que praticam escotismo.
Criado recentemente, o Grupo de Escoteiros de Santo Tirso participou pela primeira vez. As expectativas eram boas mas foram todas superadas.
Os Escoteiros foram divididos em 3 campos e cada campo em subcampos, tendo os Escoteiros de Santo Tirso ganhado o troféu de 1º colocado no subcampo onde estiveram acampados e segundo lugar no geral do campo, ficando entre as 6 melhores patrulhas de todo Portugal continental e ilhas, o que para todos nós do concelho de Santo Tirso é motivo de orgulho e admiração, visto que é o Grupo mais novo da AEP, funciona desde Novembro do ano passado e teve sua abertura oficial em Julho passado.
Durante estes dias os jovens puderam experimentar o Escotismo em outra dimensão, estiveram nesta semana a aplicar os conhecimentos e técnicas aprendidos em suas reuniões, a compartilhar conhecimentos, a trocar experiências e a fazer novos amigos.
“O nosso intuito é formá-los através do nosso método de educação informal para que tenham impacto na sociedade e possam viver em um mundo mais humano, inclusivo e amigo do meio ambiente”, sublinha o Escoteiro Chefe do Grupo 281 de Santo Tirso. “Nesta associação, que celebra 110 anos este ano, todos são bem-vindos: todas as culturas, todas as religiões, todas as orientações sexuais, todas as raças e todas as nacionalidades”, assegura.