
O Comando Territorial do Porto, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Santo Tirso, ontem, dia 20 de fevereiro, desmantelou uma rede dedicada ao tráfico de estupefacientes e deteve cinco homens e duas mulheres, com idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos, no Grande Porto.
No âmbito de uma investigação, que decorria desde 2021, por tráfico de estupefacientes, foi possível apurar-se que os suspeitos operavam em rede, dedicando-se ao tráfico de estupefacientes na zona do Grande Porto. Na sequência da investigação, os militares da Guarda realizaram várias diligências policiais, que culminaram no cumprimento de três mandados de detenção e na realização de 25 buscas, 14 domiciliárias e 11 em estabelecimentos de restauração e bebidas, garagens e stands, tendo sido possível apreender o seguinte material:
1 550 garrafas de oxido nitroso, num valor aproximado de 75 mil euros;
Uma arma de fogo;
138 doses de heroína;
160 doses de cocaína;
Duas balanças de precisão;
20 telemóveis;
Cinco viaturas;
20 mil euros em dinheiro.
Os detidos foram constituídos arguidos, e os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Santo Tirso.
A ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto, do Grupo de Intervenção de Ordem Pública (GIOP) da Unidade de Intervenção (UI) e das estruturas de Investigação Criminal dos Comandos Territoriais do Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real, Leiria e Coimbra. A ação contou ainda com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).