Diário de Santo Tirso

Gatos em risco na Rua Ferreira de Lemos estão a indignar a população

O alerta foi dado pela Associação dos Amigos dos Animais de Santo Tirso (ASAAST). Dois gatos estão a morrer à fome, em Santo Tirso, na Rua Ferreira de Lemos, devido ao facto de um buraco no telhado de uma casa devoluta ter sido tapado.

“Em pleno centro de Santo Tirso alguém resolveu tapar um buraco antigo, existente num telhado, onde uma colónia controlada habita há anos. Taparam o buraco com duas gatinhas lá dentro sem conseguirem sair para se alimentar. As entidades competentes já lá estiveram e a situação mantém-se. Basta desta inércia e desrespeito”, pode ler-se numa publicação feita nas redes sociais.

A associação garante que irá tentar resolver a situação e não irá permitir que as gatas morram.

Colónias de Gatos

As colónias de gatos de rua e os projetos CED (Capturar, Esterilizar e Devolver) são considerados de extrema importância para garantir e salvaguardar o bem-estar dos felinos e a saúde pública. Os gatos são seres que, por norma, vivem em grupos, por isso, quando estão na rua, é normal que se formem pequenos grupos de gatos que começam a viver num determinado local.

Muitas vezes, estas colónias de gatos formam-se devido ao abandono, em que um gato é abandonado e se junta a outro. Não estando esterilizados, facilmente procriam tendo uma ninhada de entre 4 a 6 gatinhos. Entre os 4 e os 6 meses de idade já estão aptos para se reproduzirem, razão pela qual as colónias de gatos podem facilmente descontrolar-se.

Na sua maioria, estes gatos são selvagens, com pouca probabilidade de virem a ser domesticados. São animais que estão habituados a pouco ou nenhum contacto humano e, por vezes, até necessitam mesmo de o evitar, por diversas situações.

Exit mobile version