Diário de Santo Tirso

Gasolina ficou hoje no valor mais alto dos últimos oito anos

Imagem: Diário de Santo Tirso

Desde 2013 que não tínhamos a gasolina tão cara como hoje. A gasolina passou hoje a custar 1,65 euros por litro e o gasóleo 1,46 euros. Os máximos alcançados em 2012 estão cada vez mais perto.

Relativamente ao ano de 2021 os preços têm mantido uma tendência para a subida, com pontuais descidas em algumas semanas, mas que não tem compensado os valores que já vêm a subir desde os últimos dois anos.

O valor que se paga pelo litro de combustível depende de vários fatores. Alguns deles são independentes do nosso país e prendem-se com a cotação do petróleo. A fatura de combustível conta ainda com os custos fixos de armazenamento e distribuição de combustível e com o valor da incorporação dos biocombustíveis.

No entanto, é a carga fiscal que faz com que o preço dos combustíveis em Portugal se aproxime dos mais elevados praticados na Europa e se afaste bastante, por exemplo, dos praticados em Espanha. Os impostos sobre os combustíveis têm um peso de 60% no preço de venda final ao público, o que significa que por cada 100 euros que gastas em gasolina 60 euros vão diretamente para o Estado. Além do tradicional IVA (Imposto de Valor Acrescentado) os combustíveis veem aplicados sobre si o Imposto Sobre Produtos Petrolíferos (ISP), razão pela qual o seu preço comporta 60% de impostos.

Exit mobile version