Grande Duelo, Grande Clássico, Grande jogo!
Foi assim na tarde de hoje, domingo, 2 de abril, onde se realizou a Jornada 27 do Campeonato da Divisão de Elite Pro Nacional da Associação de Futebol do Porto Série 2. Os Vilarinhenses disseram presente no Estádio Municipal de Vilarinho, para assistirem ao Clássico, onde foram brindados com uma excelente exibição do conjunto de Daniel Ferreira.
Para este jogo, destaque e novidade do regresso do Guardião Ricardo Martins ao 11 Inicial, depois de uma paragem prolongada devido a lesão. O lateral esquerdo Marquinho também foi novidade no 11 inicial, em detrimento de Vitolo que se encontra lesionado e onde Daniel Ferreira fez algumas alterações na equipa. Fofana e Jonas foram titulares.
Numa excelente tarde de Domingo, houve Duelo de Emoções Fortes no clássico, muitos golos e incerteza até ao apito final.
Numa primeira parte muito bem disputada, ambas as equipas foram a zero para o intervalo e não conseguiram desfazer o nulo.
Com sinal mais para a equipa da casa, o Vilarinho entrou melhor no jogo, criando oportunidades de golo para inaugurar o marcador, por Fofana, Paul e ainda Dani Rocha. Fabrício, Guardião do Barrosas foi evitando males maiores. Em jogadas de contra ataque rápido e troca de bola, a formação Vilarinhense estava mais perigosa e sempre por cima do jogo, perante um Barrosas que pouco ou nada incomodou a baliza de Ricardo. O intervalo chegava sem alterações no marcador.
Na segunda parte, ambos os técnicos não mexeram na equipa, mantendo os mesmos 11 que começaram o jogo.
Mas entrou melhor e mais confiante a equipa do Barrosas, que viria a mexer no placar do marcador através de um livre direto, por Vítor Mendes à passagem dos 50 minutos do jogo, num grande golo do capitão da equipa do Barrosas. Mas foi sol de pouca dura, num pontapé de canto, aos 52 minutos Fofana teve na cabeça a oportunidade de empatar, mas atirou ao poste e na recarga a bola sobra para canto. O Vilarinho conseguiu mesmo reagir à desvantagem e empatar e à passagem dos 53 minutos do jogo, novamente num pontapé de canto, numa confusão dentro da grande área do Barrosas, João Lindo aproveitou para encostar a bola para o fundo da baliza de Fabricio e que lindo foi o momento da bancada gritar golo. Estava feito o empate e relançado o mote para uma excelente segunda parte bem disputada. A formação Vilarinhense ganhou motivação e ânimo, e voltou a reagir a não deixar o Barrosas respirar. A passagem dos 65 minutos do jogo, num contra ataque do lado direito por Paul, cruzamento para a área onde aparece Pinto a rematar forte e bem colocado para grande defesa mas incompleta de Fabricio, a bola sobrou para Dani Rocha, o homem do jogo, que rematou certeiro e sem hipótese de defesa, colocando a formação Vilarinhense em vantagem, fazendo o 2-1. Era justa a vantagem do Vilarinho, com o jogo que tinha vindo a fazer.
Daniel Ferreira mexe na equipa, apesar de estar em vantagem alterou a tática, saídas de João Lindo e Fofana para entradas de Rochinha e Pierre. O Barrosas tentou reagir e acreditava que podia empatar, apesar das investidas para a área do Vilarinho, encontrou pela frente uma defesa bem organizada e coesa, que não facilitava. O técnico do Barrosas mexeu na equipa para tentar alguma frescura no ataque e desbloquear a desvantagem da sua equipa.
Mas aos 75 minutos de jogo, numa excelente jogada coletiva, Jonas à entrada da área, remata certeiro e sem hipótese de defesa de Fabricio, fazendo o 3-1, golo este com dedicatória especial para o seu falecido avô, num momento de grande emoção.
Daniel Ferreira volta a mexer na equipa, e troca por troca, saída de Carlos Gomes para entrada de Filipe Alves. O Barrosas também mexeu e ainda acreditou, nos últimos 10 minutos de jogo, pressionou a formação Vilarinhense, muito bem organizada na sua defesa, mas o melhor que conseguiram foi reduzir aos 90 minutos, por Paulinho, após cruzamento da esquerda, Ricardo Martins não conseguiu segurar a bola e Paulinho encostou para o fundo da baliza. Faltavam 5 minutos para o final do jogo, levantada a placa de compensação. Daniel Ferreira não perde tempo, mexe na equipa fechando o meio campo, aos 93 minutos, saída de Pinto para entrada de Diogo Gonçalves. O Barrosas bem tentou chegar ao empate, mas a formação Vilarinhense manteve se implacável a defender e conseguiu segurar os 3 pontos justamente neste grande Clássico de Elite.
Dani Rocha foi o homem do jogo.
Com este resultado, a formação Vilarinhense soma 46 pontos, batendo o recorde de pontos na Divisão de Elite, superando os 44 de Marcos Nunes, fruto de 14 vitórias, 4 empates e 9 derrotas. No próximo fim de semana não há jogos, paragem devido às festividades Pascais, mas no fim de semana a seguir, mais um Grande Duelo e Clássico entre Vizinhos, na deslocação a Freamunde.
Crónica da página Futebol Clube de Vilarinho