Três golos, três pontos importantes e noe Jogos consecutivos sem conhecer o sabor da derrota em mais uma jornada desportiva vitoriosa! Na curta deslocação a Lousada, a formação Vilarinhense orientada por Nelson Costa venceu por três bolas a zero a formação Lousadense com golos de Rebelo, Pinto e ainda Konaté a estrear-se a marcar pela equipa principal.
Para este jogo, regresso de Pinto à convocatória, ao 11 inicial e também aos golos, a títularidade de Marquinho em detrimento de Dani Rocha, regresso de Carlos Gomes, enquanto Dani, João Lindo e Isaac não foram opção, sem esquecer Jorginho que infelizmente terminou a época devido a lesão!
Primeira parte com a formação Vilarinhense em vantagem e a ser mais eficaz e feliz a irem para o intervalo a vencer! Entrou melhor no jogo a formação Vilarinhense orientada por Nelson Costa, que dispôs de vários lances de perigo, mas sem acertar no alvo da baliza de Chiquinho. O Lousada equilibrou, também criou perigo, num cruzamento para a baliza, a bola bate no poste da baliza de Bruno entre outros lances de perigo, prontamente intervencionados quer pela boa organização defensiva do Vilarinho, quer por Bruno guardião Vilarinhense. Aos 43 minutos do jogo, num contra ataque do lado esquerdo, Pinto faz um cruzamento para o interior da pequena área onde aparece Rebelo a encostar a bola para o fundo da baliza de Chiquinho. Estava feito o primeiro golo do jogo, tardou mas chegou a tempo da formação Vilarinhense ir em vantagem para o descanso.
Segunda parte sem alterações de ambas as equipas, os técnicos mantiveram a confiança no mesmo 11 Inicial. Entrou melhor a formação do Lousada à procura do empate e a tentar criar perigo junto da baliza de Bruno. Naturalmente, com uma ligeira supermacia e posse de bola estando em desvantagem no marcador, o Lousada tentava chegar a todo o custo ao golo, e num pontapé de canto, bola jogada para fora da grande área, ligeiramente frontal a descair para a direita, um excelente remate para a baliza de Bruno obrigando o guardião Vilarinhense a defesa apertada e à defesa da tarde, sem o momento crucial do jogo na oportunidade mais flagrante da equipa de Pedro Vilaça ex técnico Vilarinhense. Em verdade seja dita, a formação Vilarinhense em vantagem, mas com algumas dificuldades na segunda parte, mas sem dúvida muito, mas muito bem organizados na defesa e meio campo. A formação Vilarinhense, digamos desta forma, “entregou” o jogo ao Lousada nos primeiros 15 a 20 minutos da segunda parte, isto significava que na tentativa de recuperação de bola jogar no erro do adversário para tentar chegar ao golo, aos poucos foi subindo no terreno e equilibrando e mandar no jogo como queriam, sendo inteligentes na abordagem e recuperação de bolas. Nelson Costa faz uns ajustes e alterações no 11, saídas de Marquinho e Ruizinho, para entradas de Dani Rocha e Marcelo. A formação Vilarinhense não se contentava com um golo de vantagem e foi subindo de rendimento à procura do golo da tranquilidade mas não conseguiam acertar no último passe. Para complicar ainda mais a vida ao Lousada, viria a ser expulso Dani Silva por acumulação de amarelos ao travar uma jogada de ataque no meio campo.
O tempo ia contando e sabendo que o Lousada não ia desistir de procurar o empate, a formação Vilarinhense ganhou mais confiança e tomou conta do jogo, aos 73 minutos após um contra ataque de Rebelo que tinha tudo para fazer o golo, não conseguiu e nesse mesmo lance, Pinto conseguiu ganhar uma bola dentro da grande área onde acaba por rematar para a baliza, com a bola a bater num defesa e a trair o guardião Chiquinho, fazendo o segundo golo da formação Vilarinhense e respetivamente o golo da tranquilidade que tanto procuravam. Nelson Costa volta a mexer na equipa, com dupla substituição, saídas de Rebelo e Lipe para entradas de Konaté e Ricardo Martins. O Lousada procurava reduzir, tentava chegar a área para criar perigo, mas a defesa Vilarinhense não se deixava adormecer e dizia presente, muito bem organizada em termos defensivos com ajuda do meio campo. Vilarinho era uma equipa unida e sólida e também solidária, para defender os 3 Pontos. Ainda deu tempo para mais uma substituição da formação Vilarinhense, Nelson Costa precaveu se, saída do capitão Ricardo Neto que já tinha amarelo, para entrada de Carlos Gomes pouco antes dos 90 minutos. 5 minutos de desconto, a formação Vilarinhense estava perto de conquistar os 3 Pontos mas ainda deu tempo para marcar mais um, já em cima do apito final, jogada individual de Konaté após uma recuperação de bola, Konaté deixa 2,3 adversários pela frente e frontalmente à entrada da grande área com o pé esquerdo a rematar para o fundo da baliza de Chiquinho sem hipótese de defesa, que sem dúvida foi um excelente golo. Apito final no Estádio Municipal de Lousada com a vitória e os três Pontos a seguir para Vilarinho em mais uma jornada desportiva vitoriosa perante uma excelente equipa do Lousada que conta com excelentes atletas bem conhecidos nestas andanças como Chiquinho, Vilaça, Silvério e ainda o matador Branco. Vitória justa que não sofre qualquer contestação.
Com esta vitória e resultado, a formação Vilarinhense soma 30 pontos, fruto de 9 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas, ocupando a terceira posição da tabela Classificativa com os mesmos pontos que o segundo classificado Alpendorada que também venceu e reduziu para 8 pontos de distância para o primeiro classificado Aliança de Gandra que empatou na Foz do Sousa diante do Sousense. A formação Vilarinhense é ainda a equipa com o segundo melhor ataque e a terceira menos batida da série 2 da Divisão de Elite Pro Nacional da Associação de Futebol do Porto Série 2.
Na próxima jornada Desportiva, neste caso dupla Jornada em Vilarinho, receção ao Águias de Eiriz a fechar a primeira volta do Campeonato e no Domingo a seguir novamente em Vilarinho com receção ao Sobrado a abrir a segunda volta do campeonato.
Crónica da Página do Futebol Clube de Vilarinho