Natural de Santo Tirso, Filipe Almeida foi treinador adjunto de Vítor Pereira durante cerca de 20 anos e é sua ambição ser agora treinador principal de uma equipa também ambiciosa.
Associação Desportiva Sanjoanense, Sporting Clube de Espinho, Atlético Clube Valdevez e Clube Desportivo Santa Clara foram os primeiros clubes do técnico Tirsense que fez 43 anos em agosto, sempre como adjunto.
Seguiu-se a aventura no Futebol Clube o Porto, acompanhando Vítor Pereira ao comando da equipa técnica. Em dois anos a equipa venceu o campeonato por duas vezes, numa das temporadas sem qualquer derrota e praticando um futebol reconhecido em todo o mundo.
Novas experiências estavam para vir com várias aventuras no estrangeiro: Al-Ahli Sports Club (Arábia Saudita), Olympiacos (Grécia), Fenerbahçe (Turquia), TSV 1860 München (Alemanha), Shanghai SIPG (China) e mais recentemente, em 2022, no Corinthians (Brasil).
“Pelas experiência que vivi em diferentes sítios, posso abraçar um projeto em qualquer parte do mundo”, disse Filipe Almeida, em declarações a um jornal desportivo.
De Vítor Pereira garante que teve total apoio: “Dele senti sempre liberdade e responsabilidade atribuídas no assumir de diferentes funções no seio da equipa. Sempre fui honesto e frontal com o Vítor e ele sempre soube deste meu sonho. Sempre me disse que quando entendesse ser o momento de iniciar, me apoiaria a 100%”.