O Centro Cultural Municipal de Vila das Aves volta a receber, de 2 a 5 de maio, o Sonoridades. Manuel Fúria, Luca Argel, Rita Vian e Bicho Carpinteiro são os nomes do cartaz da nova edição, que conta ainda com o espetáculo teatral “O Gato Vicente”.
O festival Sonoridades, promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso em parceria com a produtora 1Bigo, está de regresso ao Centro Cultural Municipal de Vila da Aves e vai, entre 2 e 5 de maio, trazer a palco desde melodias identitárias do Portugal profundo a diversos sons do Brasil.
O cartaz abre na noite de 2 de maio, às 22h00, com Manuel Fúria a apresentar o álbum “Os Perdedores”, que reflete uma “vontade antiga de fazer música de dança pura e dura”. Em 2018, o autor desapareceu do olhar público e, algures pelo caminho, gravou o novo disco onde a eletrónica ganha protagonismo.
Manuel Fúria nasceu em Lisboa, nos anos 80, mas foi na cidade de Santo Tirso que cresceu, estudou e é aqui que se continua a aventurar no universo das bandas de música.
No dia seguinte, pelas 11H00, a Companhia de Teatro da Lua apresenta “O Gato Vicente”, com os músicos/atores Miranda e Lisete Santos. A peça teatral conta a história de um animal esfomeado, que se vê a braços com a hercúlea tarefa de subir um muro alto para ir buscar a comida que está do outro lado.
Pelas 22H00 de 3 de maio, o grupo Bicho Carpinteiro, com ajuda do Grupo Etnográfico de Vila das Aves, vai fazer a festa entre samples de vozes, fados e chulas, violas em duelo sobre ritmos bem marcados, texturas acústicas e eletrónicas e uma ligação a melodias e modos intemporais.
Na noite de 4 de maio, pelas 22H00, o músico, poeta e escritor brasileiro, Luca Argel traz a palco um espetáculo que combina sonoridades afro-brasileiras eletrificadas com rock, funk e samba, num concerto carregado de poesia e mensagens. Luca Argel trabalha o aclamado “Samba de Guerrilha”, que resgata a história política do samba, dos seus protagonistas e do papel preponderante que desempenharam na luta contra a escravatura, o racismo, a pobreza e a ditadura militar.A fechar a edição deste ano, Rita Vian vai, no dia 5 de maio, pelas 18H30, subir a palco com “Sensoreal”, a primeira viagem em álbum no qual explora várias dimensões como composição, escrita, produção e imagem. O disco sucede ao EP Caos`a – que a levou aos palcos do NOS Alive, Vodafone Paredes de Coura, NOS Primavera Sound, entre outros. O novo trabalho da artista segue na exploração das conexões entre eletrónica, fado e poesia urbana.
Com um preço de três euros por concerto, os bilhetes para a edição deste ano do festival Sonoridades podem ser adquiridos na Loja Interativa de Turismo de Santo Tirso ou no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves. A peça de teatro “O Gato Vicente” tem entrada livre.