
Foi ontem no Mosteiro de São Bento que teve inicio a sétima edição do Festival Internacional de Órgão (FIO), com um recital de órgão pelo italiano Andrea Macinanti.
Marcaram presença nesta abertura Joaquim Silva, Coordenador do FIO, Marco Brescia, Diretor Artístico do FIO, Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Ana Maria Ferreira, Vereadora da Cultura, o Padre Luís Mateus, Pároco de Couto (São Miguel), Fontiscos (São Bartolomeu) e Santo Tirso (Santa Maria Madalena) e Blandina Santos em representação da União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (Santa Cristina, São Miguel) e Burgães.
Foi com o som do órgão que Andrea Macinanti cativou durante cerca de 90 minutos várias dezenas de pessoas que marcaram presença no Mosteiro de São Bento. O organista italiano tem uma vasta carreira musical, com vários discos editados e concertos um pouco por todo o mundo, desta vez conquistou o coração dos Tirsenses que numa noite fria se deixaram encantar pelas melodias saídas do órgão comandado por Andrea Macinanti.
O Festival Internacional de Órgão continua este fim de semana em Santo Tirso com mais um concerto esta noite na Igreja Matriz de Santa Cristina do Couto, com o organista austríaco Michael Schoch. No domingo no auditório do Instituto Nun’Alvres, com um concerto interpretado pela soprano Rosana Orsini e pelo organista Marco Brescia, que serão acompanhados pela dança do grupo Artis Bailado.