No lugar da Ponte Velha, em Santo Tirso, decorrem este fim de semana as Festas do Sanguinhedo, organizadas pela “Associação Amigos do Sanguinhedo”.
As Festas de Sanguinhedo são originais pela sua monumental cascata construída no leito do rio Sanguinedo. Misturando harmoniosamente a imaginação popular com a capacidade de dar vida a bonecos de madeira podem ver-se representadas no local cenas da vida rural ou de ofícios em vias de extinção. Outro aspecto que merece especial destaque é a iluminação constituída por milhares de lamparinas colocadas nas portas e janelas das casas existentes no local.
As festas têm início no dia 23 de julho com a abertura da tradicional cascata movimentada. Continuando na semana seguinte, no dia 27 de julho será apresentado o livro “Do Operário ao Artista”, da autoria de Mariana Rei. Os dias 28 e 29 serão dedicados à dança e à musica com o Trevo do Sucesso e a Escola de Música Tradicional da Ponte Velha, seguido do DJ Alberto Teixeira. No dia 30 serão os também tradicionais Cantares ao Desafio. No dia 31, último dia das festas, haverá um passeio de bicicleta, jogos tradicionais e música com Os Cordovenseses. Às 23h30 será o encerramento das festas.