Diário de Santo Tirso

Fernando Vale, Presidente dos Bombeiros Vermelhos, homenageou Asuil Dinis

Decorreu ontem, dia 20 de março, o Dia Municipal do Bombeiro, uma data que é uma tradição em Santo Tirso há quase 40 anos. Tal como é habitual, o dia teve início, de manhã, com o hastear das bandeiras, na Praça 25 de Abril.

Da parte da tarde realizou-se a sessão solene, no átrio da Câmara Municipal, onde foram condecorados seis bombeiros das três corporações do concelho: Bombeiros Voluntários de Vila das Aves, Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (vermelhos) e Bombeiros Tirsenses (amarelos).

Após a sessão solene houve um desfile apeado e motorizado pelo centro da cidade de Santo Tirso, um desfile que normalmente atrai massivamente a população às ruas, algo que não se verificou ontem. Para finalizar, os bombeiros realizaram um jantar, no Quartel dos Bombeiros Vermelhos.

O Dia Municipal do Bombeiro 2023 contou com a presença do ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e apesar de todas as peripécias e das condecorações dos bombeiros do concelho, o grande ponto alto do dia foi a sentida homenagem feita por Fernando Vale a Asuil Dinis, histórico presidente dos Bombeiros Vermelhos, da Câmara Municipal de Santo Tirso e também da Assembleia Municipal.

Coube este ano ao Presidente dos Bombeiros Vermelhos fazer o discurso, em nome das três corporações do concelho. Devido à situação pandémica que o país e o mundo viveu em 2020, o Dia Municipal do Bombeiro não se realizou nesse ano e também em 2021, e por isso, desde a morte da reconhecida personalidade Tirsense, Fernando Vale não havia ainda discursado após a sua morte.

Asuil Dinis faleceu a 27 de abril de 2020, em plena pandemia, e foi ontem recordado pelo presidente dos Vermelhos. Fernando Vale recordou o seu legado, o muito que contribuiu não só para a corporação que presidiu mas também para os bombeiros de Santo Tirso e ainda para todo o concelho tendo em conta a sua forte participação política e cívica.

A homenagem de Fernando Vale foi aplaudida por toda a plateia da sessão solene.

Asuil Dinis Linhares Carneiro tinha 75 anos na altura do seu falecimento e foi o primeiro presidente da Câmara de Santo Tirso eleito após a revolução de 25 de Abril de 1974. Histórico do Partido Socialista de Santo Tirso, esteve à frente da Autarquia entre 1977 e 1980. Anos mais tarde, presidiu à Assembleia Municipal, cargo que exerceu durante a segunda metade da década de 1980.

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, dedicou-se de corpo e alma aos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, tendo integrado a direção da respetiva associação humanitária ao longo de cerca de 30 anos. Foi presidente da direção durante 19 anos, até Janeiro de 2018, altura em que tomou posse o atual presidente, Fernando Vale. Lutou pela construção do novo quartel da corporação, um projeto com a assinatura do arquiteto Siza Vieira e um sonho que viu concretizado no início de 2013, ao inaugurar o edifício.

Exit mobile version