O Diário de Santo Tirso esteve hoje na Feira de Santo Tirso e pode constatar que está a funcionar com a normalidade possível. O problema são os clientes, ou a falta deles…
O ambiente está mais desanuviado do que a semana passada, entre vários apelos às compras e muitas sugestões, esta semana não se ouvem os insultos e as injúrias para com o governo e presidente da república. O ambiente já não está tão tenso, no entanto, em conversa com vários comerciantes, dizem que hoje estão a aparecer menos clientes.
Faltam alguns feirantes, diz uma comerciante, mas o problema principal é que a afluência à feira é menor do que a semana passada e muito menor do que antes da pandemia.
Relembramos que foram estabelecidas pelo município as regras de acesso às feiras e mercados que entraram em vigor já hoje na feira semanal:
- Uso de máscara obrigatório
- Distância mínima de dois metros entre as pessoas
- Atendimento limitado a um consumidor de cada vez
- Desinfeção frequente das mãos com álcool gel
- Artigos e produtos manuseados apenas pelos feirantes
- Acondicionar luvas e máscaras usadas dentro de um saco de plástico fechado e depositar no contentor existente no recinto
- Permanência no recinto da feira apenas o tempo necessário à aquisição dos bens
De salientar que parte destas regras já estavam a ser utilizadas desde que voltaram a haver feiras após o primeiro período de confinamento.