Em Clássico da Elite da Jornada 28, a vitória acabou por sorrir à formação orientada por Tonanha. A formação Vilarinhense orientada por Daniel Ferreira deslocou-se a Freamunde com intuito de conquistar os 3 pontos, mas não conseguiu ser feliz.
Numa tarde de Domingo de sol e calor, ambas as equipas disputaram olhos nos olhos este clássico, perante um bom número de público presente.
Na primeira parte, esteve mais perigosa a equipa de Daniel Ferreira, que injustamente não foi a vencer para o intervalo.
João Lindo atirou a trave da baliza do Freamunde. Pierre, Pinto e Jonas tiveram nos pés oportunidade de golo, onde o Guardião do Freamunde respondia intervindo e anulando o golo ao Vilarinho. Pinto num remate de fora de área, a bola passa por cima da baliza, Jonas por duas vezes, em frente à baliza, remata ao lado, passando perto do poste e também num remate onde o Guardião evita o golo e ainda Pierre a descair para a direita do ataque já dentro da área, remata ao ângulo mas muito perto da trave da baliza. O Freamunde por sua vez, em remates de longa distância, apenas um ameaçou a baliza de Ricardo, que prontamente defendeu. Ambas as equipas trocaram bem a bola mas o nulo manteve-se.
Na segunda parte, Filipe Alves entrou para o lugar de Carlos Gomes. Uma segunda parte, com menos intensidade que a primeira, apesar de algumas ameaças de golo. Com entradas de Paul e Isaac para o lugar de Pierre e Fofana, Daniel Ferreira tentou surpreender no ataque com frescura e rapidez. Paul e Isaac entraram bem, tentando desiquilibrar o jogo mas faltou mais calma e eficácia na hora de rematar a baliza. O Freamunde foi subindo no terreno e acreditando que era possível chegar ao golo, com algumas ameaças para a baliza de Ricardo, num remate bem defendido, outros não levavam o caminho certeiro da baliza. O Freamunde começava a ficar por cima do jogo com ligeira posse de bola até que aos 75 minutos surge o golo quando menos se esperava. Num contra ataque de insistência do Freamunde, a defensiva do Vilarinho afastava a bola, mas o Freamunde insistia tentando remates em que a bola batia na defensiva do Vilarinho até que sobra para o adversário, este remata frontalmente sem hipótese de defesa de Ricardo. Estava a formação de Tonanha em vantagem no marcador. Daniel Ferreira lança Rochinha e Diogo Torres em troca de Dani Silva e Jonas.
A equipa ressentiu o golo sofrido, tentou procurar o golo mas infelizmente não conseguiu a pressão que queria e criar oportunidades de golo. O Freamunde em vantagem não deixava o Vilarinho jogar e chegar a sua baliza, acabando por ter a estrelinha da sorte e conseguir conquistar os 3 pontos neste Clássico.
Resultado Final que acaba por ser injusto onde o empate ficava bem patente neste clássico, que seria o resultado ajustado.
Com este resultado, a formação Vilarinhense continua com 46 pontos, fruto de 14 vitórias, 4 empates e 10 derrotas, infelizmente não tendo hipótese de conseguir chegar ao terceiro lugar. Na próxima Jornada, a formação Vilarinhense tem o último jogo perante a sua massa Associativa e adeptos em Vilarinho, na recepção ao Aliança de Gandra, onde se quer despedir com uma vitória, no penúltimo jogo do Campeonato.
Crónica da Página do Futebol Clube de Vilarinho