Regresso ao Estádio Municipal de Vilarinho com uma vitória diante dos Associados e adeptos Vilarinhenses. Realizou-se na tarde de Domingo a 21ª Jornada do Campeonato da Divisão de Elite Pro Nacional da Associação de Futebol do Porto Série 2. A formação Vilarinhense recebeu e venceu na receção ao Vila Caiz, uma equipa que luta para subir, muito forte e bem posicionada na tabela classificativa, neste caso, o terceiro classificado.
Depois de duas vitórias consecutivas fora de portas, em Ermesinde por 0-2 e em Lordelo diante do Aliados por 1-2, a formação Vilarinhense encarava este duelo com grande motivação, sabendo perfeitamente e tendo noção e respeito, pela equipa adversária. Perante uma boa moldura humana, que quase lutou bancada, a vitória sorriu a equipa de Daniel Ferreira, com grande alma Vilarinhense.
Na primeira parte, entrou melhor a equipa do Vila Caiz, que pressionou forte no ataque e criou alguns calafrios a equipa do Vilarinho, principalmente a Mica. Duas ou três oportunidades de golo, prontamente intervencionadas pela defensiva do Vilarinho, ou pela falta de eficácia da equipa adversária.
A formação Vilarinhense subiu de rendimento no terreno de jogo e equilibrou a partida dos primeiros 45 minutos. Se de um lado, Zidane, Lico e Ronaldo eram dores de cabeça para a defesa do Vilarinho, do lado do Vilarinho, Pierre, Paul, Isaac e Pinto também mexeram com a defesa adversária. O Vilarinho bem criou situações de perigo e algumas oportunidades de golo, tantas como o Vila Caiz, principalmente por Marquinho que obrigou Alex a uma excelente defesa, mas o resultado manteve-se nulo até ao intervalo. Primeira parte equilibrada e muito bem jogada com alguns momentos de emoção.
Para a segunda parte, não houve alterações das equipas, entrou melhor a formação Vilarinhense, e aos 55 minutos do jogo surge o primeiro golo da partida. Pinto recupera a bola junto à grande área, passa para Isaac, este numa jogada individual, deixa 3 adversários pelo caminho e perante o Guardião Alex não perdoa e inaugura o marcador. Que grande momento de Isaac, que está num bom momento de forma.
O Vila Caiz bem tentou equilibrar o jogo e procurar o empate, mesmo após mexida na equipa. Mas o Vilarinho não não deixava respirar e pressionava no ataque. Aos 57 minutos do jogo, num pontapé de canto batida por Pinto, Diogo Gonçalves consegue um cabeceamento, a bola bate num jogador adversário e entre na baliza. Estava feito o segundo golo do Vilarinho e respirava melhor a equipa de Daniel Ferreira. José Oliveira, treinador do Vila Caiz mexe na equipa, assim como Daniel Ferreira também, que tira Isaac para entrar Fofana. Mas para piorar a situação da equipa orientada por José Oliveira, Zidane viria a ser expulso por acumulação de amarelos, e consequentemente vermelho, por suposta simulação, assim entendeu o juiz da partida.
O Vilarinho tinha o jogo controlado, e as substituições iam feitas a conta gotas, com saídas de Danny Silva, Paul e Pierre, para entradas de João Lindo, Rochinha e Torres.
O Vila Caiz com menos um atleta em campo, não desistia e pressionava procurando o golo, sabendo do perigoso ataque e qualidade ofensiva adversária, com José Oliveira a meter homens na frente, mas encontrava uma boa organização defensiva do Vilarinho.
A equipa de Daniel Ferreira, ainda dispôs de oportunidades de golo, por Fofana, num remate isolado para boa defesa do Guardião Alex e depois num cabeceamento por cima da baliza. O Vilarinho ia tomando conta do jogo perante um Vila Caiz que não deixava de acreditar e desistir de procurar o golo. Já nos minutos finais, Pinto num pontapé de canto obrigou Alex a defesa apertada ao desviar a bola para canto. O fim do jogo chegava, com a formação Vilarinhense a sorrir e a conquistar os 3 pontos perante os seus muitos fiéis adeptos presentes. Vitória justa perante uma excelente equipa que deu muita luta.
Com este resultado, a formação Vilarinhense soma 36 pontos, fruto de 11 vitórias, 3 empates e 7 derrotas e subiu dois lugares na tabela Classificativa, ocupando a 5° Posição Classificativa a 4 pontos do 3° classificado, Vila Caiz.
No próximo fim de semana, o campeonato faz uma pausa para dar lugar a competição da taça da AF. Porto, sendo assim o Vilarinho folga e no fim de semana a seguir, desloca se até à Vila Mítica, para defrontar o Aparecida FC.
Crónica da página Futebol Clube de Vilarinho