Diário de Santo Tirso

Fábrica de Santo Thyrso recebe Gala BGreen a 2 de junho

A Câmara Municipal de Santo Tirso e a Oficina – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres (INA) promovem dia 2 de junho, pelas 21h00, a gala do BGreen – Ecological Film Festival. Iniciativa conta com a participação de jovens dos quatro cantos do mundo.

China, Nicarágua, Noruega e Tanzânia são apenas quatro dos 11 países participantes nesta que é a 12ª edição do festival de vídeo ecológico BGreen.

No total, 250 equipas de 37 escolas concorreram em cinco categorias: Grande Prémio; Bgreen Júnior; Menção Honrosa, Melhor Making-of e Prémio do Público. Há ainda um prémio, Padre Alphonse Luisier, dedicado aos alunos do INA, que conta com oito participantes.

Na gala, que decorre dia 2 de junho, pelas 21h00, na Fábrica de Santo Thyrso, vão a concurso 32 finalistas, previamente selecionados pelo júri composto por representantes da Câmara Municipal de Santo Tirso, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Agência Portuguesa do Ambiente, Escola Superior de Media Artes e Design – ESMAD, Quercus, Fundação Gonçalo da Silveira, ABAE- Associação Bandeira Azul da Europa e Oficina – Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres.

Durante a sessão de apresentação da 12ª edição do BGreen a vereadora da Educação, Sílvia Tavares, destacou o facto de esta ser uma iniciativa alinhada com as políticas da Câmara Municipal de promoção da sustentabilidade. “É fundamental trabalharmos a ecologia junto dos jovens que são quem tem, à priori, menor resistência à mudança. Este projeto da Oficina tem ainda a mais-valia de ir ao encontro dos jovens na forma como trabalha essa temática, através dos meios digitais”, referiu.

Já Miguel Sá Carneiro, diretor da Oficina- Escola Profissional do Instituto Nun’Alvres, congratulou-se pela abrangência do BGreen. “É um orgulho nesta 12ª edição podermos contar com a participação de países tão diversos como a China, a Tanzânia ou a Nicarágua, ligados por uma causa comum e universal: a defesa do meio ambiente” aludiu, acrescentando que o objetivo é “continuar a crescer e chegar a cada vez mais gente”.

O BGreen é dirigido a estudantes do ensino básico e secundário, ou equivalente, de qualquer parte do mundo, com idades compreendidas entre os 13 e os 21 anos.

Exit mobile version