O ex-veterinário da Câmara de Santo Tirso Jorge Salústio vai ter um processo disciplinar aberto pela Ordem dos Médicos Veterinários. A informação foi prestada pela deputada na Assembleia da República Cristina Rodrigues, ex-deputada do PAN e o processo disciplinar, segundo a mesma, está relacionado com a tragédia que vitimou dezenas de cães na Agrela.
A Ordem dos Médicos Veterinários informou Cristina Rodrigues que o processo de inquérito “vai prosseguir como processo disciplinar”, apesar de estar quase a fazer um ano da queixa da deputada, feita em 20 de julho de 2020.
Em 18 de julho do ano passado, um incêndio na serra da Agrela vitimou mais de 70 animais do “Cantinho das Quatro Patas”, situação que levou a que, dois dias depois, o presidente da autarquia, Alberto Costa, anunciasse a suspensão de funções de Jorge Salústio, substituído por Hélder Tulha. O vereador com o pelouro da proteção animal, José Pedro Machado, também viu a sua pasta retirada pelo presidente da Câmara. De relembrar também que o Bloco de Esquerda de Santo Tirso tinha pedido a demissão do mesmo vereador alegando que “este vereador não tem a responsabilidade e competência, nem confiança política, para assegurar esta pasta”. Também o PSD tem relembrado com frequência a situação, fazendo referência às consequências políticas: “os Tirsenses sabem quem são e querem que os mesmos assumam as responsabilidades por esta tragédia”.