Francisco Mikus, atleta da Associação de Santo Tirso de Futsal (AST) desde os 10 anos até aos 19 anos, é mais um dos orgulhos do reconhecido clube do concelho.
Depois de ter levantado voo, aos 19 anos, saiu de Santo Tirso para jogar no futsal do Sporting clube de Braga, na equipa de sub-20. Na temporada seguinte foi transferido para o Nogueiró e Tenões e com isso chegou a estreia como sénior, na 2ª Divisão Nacional.
No entanto não tardou a jogar no principal escalão nacional, foi na temporada seguinte, no CR Candoso/Natcal, clube que representou em 2020/21 e 2021/22.
Na época passada chegou a primeira aventura no estrangeiro, para jogar na Chéquia (República Checa), no reconhecido clube mundial, Sparta Praha. Continuando na Chéquia, esta temporada representa o SK Interobal Plzen, campeão checo e que está competir na Liga dos Campeões.
Foi a própria AST que deu conta da fantástica ascensão do seu ex-atleta: “Da nossa casa para o grande palco do futsal europeu, o percurso do Francisco é uma inspiração para todos nós. A sua dedicação, habilidade e paixão pelo jogo levaram-no a esta incrível oportunidade.”