Durante os dias 1 e 7 de agosto, os Pioneiros e Caminheira do 503 partiram para Ombú para participar no ACANAC, pela primeira vez na história do Agrupamento. Neste 24º ACANAC, com o tema “Construtores do Amanhã”, tiveram a oportunidade de viver novas experiências e partilhá-las com Escuteiros de diversas regiões do CNE e de outros países.
Os Pioneiros participaram em diversas atividades, como o Hike, o Campo Aventura, o Campo Náutico, Oficinas do Vicente, Momento de Oração, entre várias outras.
Os Caminheiros viveram dias de Serviço na comunidade, especificamente em Proença-a-Nova no caso do nosso Agrupamento, tendo participado num Arraial onde puderam conviver com a população após os dias de Serviço. Voltando a campo, participaram no Campo Aventura, no Campo Náutico, na Eucaristia e na Festa de Encerramento.
O ACANAC 2022 é a “maior cidade de lona” construída e dinamizada essencialmente por voluntários em 79 hectares de campo, com 900 chuveiros, dois supermercados com 1000 m2, um hospital de campo, quatro enfermarias, uma creche, dois refeitórios e ainda 1400 elementos no staff.
O ACANAC 2022 reuniu 18500 escuteiros de todas as regiões do país em Idanha-a-Nova, assim como representantes escutistas de 24 países. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, marcou presença na cerimónia de abertura.