O protocolo foi assinado pelo presidente da AF Porto, José Neves, e pelo diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Fernando Almeida, e visa colocar o futebol e o futsal no calendário das Atividades de Enriquecimento Curricular, no contexto da disciplina de Educação Física e Motora.
Trata-se de uma iniciativa inovadora em Portugal, lançada em 2022 pela AF Porto com o objetivo principal de aumentar o número de praticantes de futebol e futsal, procurando, ao mesmo tempo, sensibilizar para a necessidade da prática desportiva.
Na sua intervenção, Alberto Costa destacou, precisamente, a “dimensão social deste projeto” e enalteceu a ação da AF Porto no “impulso que está a dar em prol do desporto”, bem como pelo facto de fazer chegar o Programa ABC da Bola a Santo Tirso.
José Neves, presidente da AF Porto, destacou, por seu turno, o papel dos municípios na implementação do projeto, ao passo que Fernando Almeida, diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, revelou que “este projeto-piloto deverá ser, no futuro, alargado a outras escolas”.
Após a assinatura do protocolo, os alunos da EB1 de Santo Tirso participaram numa atividade dinamizada por técnicos da AF Porto, com a presença do antigo guarda-redes Helton.