A Escola Básica da Costa com as turmas 2º/4º C, da docente Helena Martins foi uma das quatro vencedoras do concurso de educação financeira “ Seguros e Cidadania”, com esta vitória conseguiriam um computador para a biblioteca da escola.
O desafio “Seguros e Cidadania” resulta da colaboração entre a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda e a Associação Portuguesa de Seguradores (APS), inserido no projeto “No Poupar Está o Ganho”, dedicado à educação financeira nas camadas jovens.
As quatro escolas vencedoras foram a Escola Básica de Monserrate, em Viana do Castelo, Escola Básica da Costa, em Roriz, Santo Tirso, Escola Básica Júlio Brandão, em Vila Nova de Famalicão, e Escola Básica e Secundária Santos Simões, em Guimarães.
As turmas das escolas abrangidas pelo projeto educativo foram desafiadas a pensar e a explorar o tema dos seguros, enquadrados na temática educação financeira, promovida pelo “No Poupar Está o Ganho”.
O projeto “No Poupar Está o Ganho”, concebido de raiz pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, é um programa implementado ao longo do ano letivo, que reconhece a importância da formação financeira desde o ensino pré-escolar. Destina-se a todos os ciclos de ensino, centrando-se em três eixos fundamentais: a transmissão de conhecimentos financeiros, o desenvolvimento de competências, a mudança de atitudes e comportamentos com base em decisões informadas e financeiramente corretas.
Para Maria Amélia Cupertino de Miranda, presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda “é, sem dúvida, fundamental capacitar as crianças e os jovens dos conhecimentos e das competências necessárias a uma correta tomada de decisão, tendo em vista a gestão do seu dinheiro, hoje e no futuro”.