Diário de Santo Tirso

Escola D. Dinis realizou Torneio Aberto de Natação

O Grupo-Equipa de Natação do Agrupamento de Escolas D. Dinis promoveu a Formação de Arbitragem de Natação, na EBSDD, com a presença do árbitro distrital da Federação Portuguesa de Natação, Tomás Domingues, no dia 24 de maio de 2023, tendo participado dezessete alunos do Curso Profissional de Técnico de Desporto, três alunos da equipa de natação e ainda quatro alunos do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, acompanhados pela professora Salomé Leitão.

Como se compreende, a formação de alunos juízes-árbitros escolares é uma vertente fundamental no desenvolvimento do Programa Estratégico do Desporto Escolar. A dinâmica da atividade, com sessão teórica e prática, foi um sucesso, quer pelo cuidado na comunicação e transmissão de conhecimentos pelo responsável da formação quer pelo empenho e elevado sentido de responsabilidade dos alunos em formação.

TORNEIO ABERTO DE NATAÇÃO D. DINIS

No sentido de proporcionar um evento aquático para todos os alunos do Agrupamento de Escolas D. Dinis, e ainda como atividade de encerramento do Desporto Escolar de Natação no ano letivo 2022/23, realizamos o Torneio Aberto de Natação D. Dinis, no dia 31 de maio de 2023, na Piscina do Ginásio Clube de Santo Tirso.

Para além da elevada participação, com cinquenta e dois alunos do 5.º ao 12.º ano, destacamos a presença de sete alunos convidados pelos colegas de turma, ou inscritos pelos professores de Educação Física, e a colaboração de seis alunos do Curso Profissional de Técnico de Desporto, responsáveis pela arbitragem da competição desportiva.

Na conceção da atividade aquática, contemplamos situações lúdicas e competição de 25m/50m, batimento de pernas crol com placa para o nível de Adaptação ao Meio Aquático (AMA) e provas de Natação Pura: 50 Livres, 50 Costas e estafetas 4×50 Livres.

Como responsável da Equipa de Natação, devo um agradecimento a todos os intervenientes: ao Ginásio Clube de Santo Tirso, pela cedência da piscina, e aos respetivos funcionários; ao Coordenador do Desporto Escolar, inexcedível na colaboração, presença e disponibilidade; aos colegas diretores de turma; aos pais e encarregados de educação; aos estudantes/estagiários do núcleo de Estágio Profissional da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e, evidentemente, aos alunos, aos “golfinhos” e “focas” pela dinâmica e pelos desafios constantes, pelo trabalho árduo e empenhado, pela energia positiva quer no evento aquático quer no lanche realizado na esplanada da escola.

Finalmente, no meu entendimento, as competições desportivas do Desporto Escolar, e da Natação em particular, só fazem sentido se promoverem a aquisição de hábitos de saúde e da prática do exercício físico, a promoção e o desenvolvimento de valores do espírito desportivo, como serenidade, generosidade, respeito, solidariedade, amizade, equilíbrio, honestidade, inclusão, dignidade, respeito pela diferença e pelo outro, verdadeiramente promotores de ética e cidadania.

Manuela Machado, professora responsável pela Equipa de Natação do Desporto Escolar da D. Dinis

Exit mobile version