Diário de Santo Tirso

Eliana Souto, natural da Agrela, considerada uma das investigadoras mais influentes do mundo

A docente e investigadora Eliana Souto, natural da Agrela e que trabalha na Universidade do Porto, integra a edição 2023 do índice “Highly Cited Researchers”, uma iniciativa da Clarivate – empresa do Reino Unido especializada em gestão de informação científica – que reconhece, anualmente, os cientistas mais influentes a nível mundial, com base no número de citações das respetivas publicações pelos seus pares.

Presente no ranking dos mais influentes do mundo, a Agrelense Eliana Souto é Professora Auxiliar do Departamento de Ciências do Medicamento da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP).

Mestre em Tecnologia Farmacêutica (2002) pela FFUP e doutorada em Nanotecnologia Farmacêutica e Biofarmacêutica (2005) pela Freie Universitaet Berlin (Alemanha), Eliana B. Souto é autora de cinco patentes e mais de 400 publicações científicas no campo das Nanociências e Nanotecnologias.

As suas linhas de investigação centram-se sobretudo na conceção, desenvolvimento e caracterização de novos sistemas de administração de medicamentos. É também editora associada, membro do Conselho Editorial, e revisora de várias revistas científicas internacionais.

Esta lista destaca um total de 7125 cientistas provenientes de 70 países e 21 áreas de investigação, referenciados no repositório Web of Science, o maior indexador mundial de informação científica.

A seleção final corresponde ao ponto percentual – “Top 0,1%” – de investigadores que se encontram no topo dos mais referidos – entre janeiro de 2012 e dezembro de 2022 – em diferentes teses, monografias, ensaios ou teorias desenvolvidas em diferentes universidades e laboratórios a nível mundial.

Exit mobile version