Diário de Santo Tirso

Donas de canil em Santo Tirso arriscam dois anos de prisão

Incêndio de grandes dimensões que deflagrou no concelho de Santo Tirso queimou uma propriedade privada, na Serra da Agrela, onde estava alojado um canil ilegal que albergava centenas de animais.

Pelo menos 54 animais morreram queimados na sequência de um incêndio de grandes dimensões que atingiu o abrigo ‘Cantinho 4 Patas’, um canil ilegal na Serra da Agrela.

Agora, os proprietários do canil podem incorrer a um crime de abandono e maus-tratos a animais, com possível pena de prisão até dois anos ou multa até 240 dias, refere Rui Pereira, professor e ex-ministro da Administração Interna.

Também a “GNR devia ter detido imediatamente os proprietários do canil” quando as chamas chegaram ao local e “libertado os animais” ali presos, afirma Conceição Valdágua, professora de Direito Penal, à Renascença.

Este caso não carece de queixa para ser investigado, por se tratar de um crime público. No entanto, o incêndio e as suas consequências, nomeadamente a morte dos animais, serão participadas pela GNR ao Ministério Público.

Exit mobile version