O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, apresentou, esta quarta-feira, 31 de maio, em Vila das Aves, o Dispositivo Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. A iniciativa contou com a presença dos meios e recursos envolvidos no dispositivo operacional.
Composto por corporações de bombeiros voluntários, sapadores florestais, equipas da GNR, PSP, Brigada de Proteção Ambiental e Polícia Municipal, num total de 25 equipas, o Dispositivo Municipal Defesa da Floresta Contra Incêndios tem como objetivo “reforçar a fiscalização, garantir uma primeira intervenção rápida e eficaz, diminuindo o número de ocorrências e a área ardida é o objetivo deste Dispositivo de Defesa da Floresta Contra Incêndios”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa.
O Dispositivo Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Santo Tirso é composto pelas seis equipas de intervenção permanente das três corporações de bombeiros do concelho, quatro equipas de combate a incêndios florestais, duas equipas de Logística de Apoio a Combate, uma equipa de sapadores florestais, uma equipa municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, uma equipa de Proteção Florestal da GNR, duas equipas do comando da GNR de Santo Tirso e de Vila das Aves, duas equipas da PSP, incluindo a Brigada de Proteção Ambiental, uma equipa da Polícia Municipal e uma equipa de primeira intervenção da Junta de Freguesia de Agrela.
Estão, também, disponíveis uma equipa de patrulha a cavalo da GNR e três equipas da Associação de Empresas do Setor Papeleiro e de Celuloses (AFOCELCA).
Poderão, ainda, ser mobilizados, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil, outros meios complementares de apoio ao combate e rescaldo como retroescavadoras e máquinas de rasto.