A direção do Clube Desportivo das Aves redigiu hoje um comunicado a todos os sócios e adeptos, onde informa que o clube está impedido de participar em todas as competições da Federação Portuguesa de Futebol tuteladas pela FIFA.
Comunicado:
«Face aos inenarráveis incumprimentos da Sociedade Anónima Desportiva (SAD), cabe à direção do Clube Desportivo das Aves informar o seguinte:
- Devido aos vários processos que decorrem na Federação Internacional de Futebol (FIFA) interpostos por antigos jogadores e outros clubes, relacionados com a falta de pagamentos laborais e de direitos de formação, o CD Aves encontra-se impedido de inscrever novos jogadores em todas as competições da Federação Portuguesa de Futebol, tutelada pela FIFA.
2. A primeira decisão de um desses processos data de 30 de março de 2020. A partir desse momento, o clube ficou impossibilitado de inscrever novos atletas nos seus quadros até que a verba reclamada fosse saldada, durante três períodos de inscrição (uma época e meia).
3. Depois desse, seguiram-se mais três processos cuja condenação foi a mesma.
4. Além destes, há inúmeras outras ações em fase de instrução. As sanções desportivas que daí advierem irão recair sobre o CD Aves e são imprevisíveis.
5. A FIFA não faz distinção entre clube e SAD, ainda que sejam pessoas jurídicas distintas.
6. A modalidade de voleibol, por ser tutelada por outra federação, não é afetada pela existência destes processos.
Tendo em conta o descrito acima, coube a esta direção comunicar à equipa sénior de futsal que, apesar de todos os esforços, não será possível dar seguimento aos objetivos traçados para esta época desportiva. Sem condições de apresentar um projeto consistente, o CD Aves não irá participar na II Divisão Nacional de Futsal.
A todos os atletas, equipa técnica e staff agradecemos a compreensão neste momento de profundo desalento, a dedicação com que serviram este clube e desejamos a todos as maiores felicidades pessoais e desportivas.
Hoje é mais um dia negro na história do nosso clube. Esta direção não se poupou a esforços para defender os interesses do Clube Desportivo das Aves, mas, infelizmente, o colete de forças que nos vestiram teima em não ceder.
Não desistiremos! Estão a ser estudadas todas as soluções jurídicas possíveis que nos permitam manter vivo o nosso clube. Todas elas serão apresentadas aos sócios em Assembleia-Geral cuja convocatória será divulgada em breve, após autorização da Delegação de Saúde de Santo Tirso.»