Jorge Machado, responsável do Departamento Ética e Integridade do Clube Desportivo das Aves e embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), realizou quatro sessões de formação.
Sob o mote, Educação para Valores e Ética Desportiva, as ações foram dirigidas a todos os agentes desportivos do Clube Desportivo das Aves
Nas três primeiras sessões o clube procurou estar, internamente, com todos os agentes desportivos desde a formação aos patamares seniores, staff e direção. A 4ª sessão, que decorreu na passada quarta-feira, foi direcionada aos sócios, adeptos e simpatizantes do Aves.
A ética desportiva pode ser vista como um obstáculo à procura da vitória, especialmente para aqueles atletas que procuram ganhar a qualquer custo. Vencer é uma componente essencial do espetáculo. Contudo, isto não significa que seja necessário recorrer a agressões, violência, subornos, doping, etc. Assim, as regras da ética desportiva exigem que, além de respeitar o adversário, se saiba reconhecer o mérito do vencedor, guardando para si os sentimentos de tristeza e desapontamento.
As formações foram realizadas no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila das Aves.