Fechou, com chave de ouro, a semana que o Clube Desportivo das Aves dedicou à comemoração da efeméride – Dia Internacional da Mulher.
Depois da “chamada de atenção” que foi realizada em cada um dos jogos que o clube realizou, em casa, no fim de semana de 2 e 3 de março, através da entrada de uma lona com a frase “Na equidade trilhamos o caminho para a igualdade” e da distribuição de alguns dados estatísticos sobre a realidade do desporto feminino, realizou-se, no dia 8 de março, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Vila das Aves, a palestra “Desporto no feminino – O valor da equidade”.
A palestra teve como oradoras a Presidente da Fundação do Desporto, Susana Feitor, a reconhecida atleta avense e internacional de futsal, Daniela Ferreira (Pisko) e a atleta profissional de basquetebol e internacional portuguesa, Márcia Costa.
Entre as várias mensagens perpetradas, foi inequívoco que há ainda um longo caminho a fazer no sentido de ajustar o “desequilíbrio” existente entre homens e mulheres no desporto e na vida. Discutiram-se os problemas da maternidade, do estigma social, da diferença de oportunidades e de tratamento, da baixa percentagem de prática desportiva no feminino e da quase ausência da mulher em lugares de liderança e de definição das políticas públicas de desenvolvimento desportivo.
Além das ilustres oradoras, a sessão contou com a presença da Associação de Futebol do Porto, representada pelo Dr. Pedro Soares; da Associação de Basquetebol do Porto e da Federação Portuguesa de Basquetebol, representada pela Dr.ª Alexandra Nogal; da Federação Portuguesa de Futebol, representada pelo Dr. Pedro Dias; da Fundação do Desporto, através da sua presidente, oradora do evento, Dr.ª Susana Feitor; do Instituto Português do Desporto e da Juventude, representado pelo Diretor Regional do Norte, Dr. Vítor Dias; da Junta de Freguesia de Vila das Aves, representada pelo seu presidente, Joaquim Faria; e da Câmara Municipal de Santo Tirso, representada pelo Vereador José Pedro Machado.
Durante a sessão, foi ainda realizada uma homenagem à equipa sénior de futsal feminino do clube que se sagrou campeã da divisão de elite da AF Porto.
A iniciativa foi promovida pelo Departamento de Ética e Integridade do Clube Desportivo das Aves 1930.