O Clube Desportivo das Aves foi hoje considerada como sendo uma Entidade Formadora Certificada pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
“Num ano de extrema dificuldade e transformação para o nosso clube, é com uma grande satisfação que recebemos esta notícia que nos dá força para continuarmos a fazer do honrado Desportivo uma referência no panorama desportivo”, foi desta forma que o clube de Vila das Aves reagiu nas redes sociais.
Foi a primeira candidatura do Desportivo das Aves a Entidade Formadora. Em 2015, a Federação Portuguesa de Futebol começou um programa de certificação de entidades formadoras nos clubes desportivos com o objetivo de uma melhoria no processo de formação de atletas de futebol e futsal em Portugal. Com algumas diretrizes da FIFA e outras adaptadas à realidade de Portugal, a certificação de entidades formadoras tem como objetivo melhorar o trabalho na formação de atletas que os clubes desempenham no seu dia a dia.
Apresentamos 5 razões que os clubes poderão beneficiar com esta certificação:
1 – Ser uma entidade formadora certificada
Dar seguimento aos imperativos legais para que cada clube seja certificado como uma entidade de formação, de acordo com o previsto na Lei nº 54/2017, de 14 de Junho. Só os clubes certificados poderão celebrar contratos de formação desportiva. A partir da época 2020/21, apenas a estes é permitido participar nos campeonatos nacionais ou receber dividendos de eventuais transferências de atletas formados no clube.
2 – Melhor qualidade na formação
Garantir que os clubes se reforçam com recursos humanos capacitados, metodologia de ensino e condições para prestar trabalho competente a todos os praticantes. A melhoria na qualidade na formação de atletas será um resultado natural destas ações.
3 – Reconhecimento do nível de qualidade do processo de formação
Classificar o trabalho e condições que cada clube proporciona aos atletas por níveis de qualidade e que seja mais fácil reconhecido analisado do exterior, independentemente do seu enquadramento competitivo. Em comparação a uma outra indústria – hoteleira, é saber que enquanto hóspedes vamos ter melhor conforto na nossa estadia num hotel de 4* do que num de 2*.
4 – Melhor organização dos clubes
O manual de certificação disponibilizado aos clubes é o resultado de anos de experiência de processos e trabalho de milhares de pessoas. Os clubes têm assim bases bastante sólidas e comprovadas ao longo dos anos de como se podem organizar para oferecer um melhor serviço na formação.
5 – Maior conhecimento dos atletas
Com o processo de certificação os clubes necessitam recolher informação diversa sobre os atletas. Não apenas desportiva mas também outra informação fundamental na sua formação. Este acompanhamento garantirá um maior conhecimento sobre o atleta ano após ano. Porque só assim é possível avaliar o trabalho que está a ser feito na formação.