Diário de Santo Tirso

Depressão Dora a caminho de Portugal, Chuva, Frio e Vento Forte

A depressão Dora está a caminho da Península Ibérica. Trata-se de uma depressão atmosférica que se formou junto às Canárias, e que pode transformar-se num ciclone subtropical, vai trazer vento, chuva e agitação marítima a partir de sexta-feira, que deverá manter-se pelo menos até domingo.

Os efeitos desta depressão no território continental serão sentidos pelo aumento da intensidade do vento a partir da tarde de hoje, dia 3 de dezembro, prolongando-se até ao início de sábado, dia 6, com rajadas até 80 km/h no litoral oeste e até 95 km/h nas terras altas com emissão de aviso Amarelo de Rajada Máxima para vários distritos.

Consequentemente, prevê-se também um aumento da agitação marítima, em particular na costa ocidental a partir do final de dia 3, com a altura significativa das ondas a poder atingir os 7 metros e sendo de noroeste, com emissão de aviso Laranja de Agitação Marítima.

A esta depressão está também associada uma superfície frontal fria, que se aproximará de Portugal continental a partir da tarde de dia 3 e irá atravessar todo o território durante o dia 4, dando origem a precipitação, que será na forma de neve nas cotas acima de 1400/1600 metros e descendo gradualmente para 600/800 metros, com emissão de aviso Amarelo de Neve para a maior parte dos distritos das regiões Norte e Centro, em particular para o dia 4.

Em Santo Tirso estaremos em alerta Laranja a partir de amanhã até domingo, as temperaturas máximas não ultrapassam os 12 graus e as mínimas chegam aos 3 graus.

 

Exit mobile version