Decorreu hoje no auditório da Biblioteca Municipal de Santo Tirso um debate sobre “A dimensão da importância das cargas externas nas equipas de futebol de elite”, uma iniciativa promovida pela Fenomenus com o apoio da Câmara Municipal de Santo Tirso.
O debate moderado por Manuel Mirra contou com as intervenções de Eduardo Oliveira, fisiologista do FC Porto e Francisco Miranda, fisioterapeuta do SC Braga.
Estiveram também presentes Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Ana Maria Ferreira, vereadora da área do desporto e também marcaram presença várias outras pessoas ligadas ao desporto.
Existem fatores que podem ser manipulados no planeamento e periodização do treino, como sejam, o volume e a intensidade, sendo comum referirem-se no futebol como carga de treino. Esta pode ser dividida em externa e interna. A carga externa refere-se ao treino específico prescrito pelos treinadores, enquanto a carga interna refere-se à resposta fisiológica individual ao estímulo externo.
O debate serviu como ação de formação para todos os presentes. Com o desenvolvimento tecnológico e métodos de análise, as equipas geralmente utilizam o global positioning system (GPS), retirando dados específicos com maior detalhe. Outro método conhecido e utilizado em alguns países é o sistema multicâmera, existente em estádios e centros de treino, tal como explicaram os dois intervenientes.