Diário de Santo Tirso

De regresso aos prazeres de comer num restaurante

Imagem: Diário de Santo Tirso

Na semana em que os restaurantes puderam reabrir, o Diário de Santo Tirso foi conhecer a nova realidade de dois conhecidos restaurantes, O Lavrador Snack-bar Petisqueira e o Restaurante Olímpico.

Depois de três meses com as salas fechadas os prejuízos dos restaurantes são mais do que muitos. Entre a esperança por um futuro melhor e o desejo que os clientes voltem o mais rapidamente possível fica a certeza de que as medidas de segurança nestes dois espaços são mais do que muitas.

A maioria dos restaurantes está em prejuízo há muitos meses

A retoma é lenta e pode ser explicada pelo comportamento mais receoso dos clientes, tanto em relação às incertezas económicas quanto ao medo de contágio, que ainda está presente para muitos.tivo da Abrasel.

Para manter os estabelecimentos abertos, uma grande parte dos empresários precisaram recorrer a novos empréstimos. Outra parte dos empresários tentou recorrer a empréstimos mas receberam resposta negativa dos bancos. O reequilíbrio das contas deve demorar vários anos para a quase totalidade dos restaurantes

Outro fator de impacto importante é a criação e manutenção de empregos na restauração. Antes da pandemia, o setor era responsável pela criação de milhares de empregos. Atualmente os restaurantes trabalham com menos funcionários devido à falta de tarefas e certamente que a esmagadora maioria não pretende contratar a curto prazo.

Exit mobile version