Decorreu hoje no centro paroquial de Santo Tirso mais uma ação de recolha de sangue, promovida pela Associação Dadores de Sangue de Vizela.
A primeira ação foi em janeiro deste ano, nessa altura conseguiram a adesão de 34 dadores, sendo efetuadas 21 recolhas válidas de sangue. Hoje a ação decorreu das 15h00 às 19h00, por volta das 17h00 já tinham passado pelo centro de recolha mais de 30 dadores.
O objetivo destas ações é angariar sangue para o Instituto Português do sangue sendo que as recolhas serão usadas para todo o país.
Para poder efetuar doação é necessário ter entre 18 e 65 anos. A primeira doação tem que ser efetuada até aos 60 anos, quem tiver mais que 60 anos e nunca fez doações não pode faze-lo pela primeira vez depois dos 60. O dador tem que ter o peso mínimo de 50 Kg e hábitos de vida saudáveis.
Estas recolhas dependendo do seu sucesso passarão a ser frequentes na cidade de Santo Tirso, deverão ocorrer de quatro em quatro meses uma vez que as mulheres só podem doar sangue de quatro em quatro meses. Já os homens podem doar de três em três meses.
Doar sangue é um processo rápido e indolor, acima de tudo com este gesto os doadores salvam vidas.