O Danças do Mundo, um dos maiores Festivais Internacionais de Folclore do norte do país, está de regresso a Santo Tirso no próximo sábado, 20 de julho, pelas 21h30. O festival vai reunir atuações de grupos oriundos dos quatro cantos do mundo.
A Praça 25 de Abril vai receber a quinta edição do Festival Internacional de Folclore, “Danças do Mundo”, dia 20 de julho. No total, serão oito os grupos a pisar o palco, oriundos do Uruguai, México, Macedónia, Eslováquia, Polónia, Senegal e Turquia, que se juntam a Portugal para celebrar a dança como expressão artística representativa da cultura de cada povo.
Na mais recente edição do evento, vão subir ao palco mais de duas centenas de intérpretes, entre bailarinos, cantores e instrumentistas. O nosso país estará representado pelo Grupo Folclórico Infantil e Juvenil da Ermida.
A representar o Uruguai estará o “Ballet Folklórico Añoranzas”. O México será representado pelo coletivo “Folklorico Mahuatzi de Ciudad Juarez”, sendo que o “Folk Ensemble Tikves” representará a Macedónia. Já a Eslováquia será representada pelo “Folklore Group Urpin” e a Polónia pelo “Folk Song And Dance Ensemble Jawor”. “Ballet Jammu” estará a representar o Senegal e a Turquia será representada pelo “Uludag University Folk Dance Group”.
Organizado pela Casa da Gaia (Centro de Cultura, Desporto e Recreio de Argoncilhe), em parceria com a Câmara Municipal de Santo Tirso, o Danças do Mundo tem entrada livre.