A Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso será palco de um concerto solidário no próximo dia 16 de março pelas 21h30 da cantora Cabo Verdiana Cremilda Medina, que representa a nova geração da música popular de Cabo Verde, no estilo Morna e Coladeira, tendo já sido distinguida com vários prémios internacionais, entre os quais o Best World Music. O espetáculo faz parte do programa “poesia Livre” e terá entrada gratuita, mas os espetadores serão desafiados a oferecer um livro à entrada, para ser oferecido às bibliotecas escolares de Cabo Verde.
Cremilda Medina é natural da cidade do Mindelo, ilha de São Vicente e têm-se destacado como uma das mais belas vozes da atualidade de Cabo Verde, embaixadora da música tradicional do seu País, faz da morna a sua bandeira.
Com uma personalidade marcante, de voz doce e de trato simples, empenha-se numa carreira musical assente na tradição, na valorização e divulgação da Morna, estilo musical com que mais se identifica, e que melhor retrata a essência do povo de Cabo Verde.
Carrega consigo parte da cultura do seu país e mereceu já o reconhecimento nacional e internacional, de onde se destacam prémios de “World Music” nos Estados Unidos da América.
Em palco, Cremilda e os seus músicos embarcam numa viagem rica e fértil pelos ritmos da música tradicional de Cabo Verde e levam consigo o público, numa viagem de emoções fortes e sentimentos á flor da pele, onde a Morna, Património Imaterial da Humanidade, é sempre a rainha.
O poeta e escritor angolano Ondjaki vai ser o autor homenageado na edição deste ano da “Poesia Livre”, um evento que regressa a Santo Tirso, de 11 a 21 de março, após um interregno provocado pela pandemia.
A edição deste ano retoma o tema “Vozes da Lusofonia”, que acabou por não se concretizar devido à suspensão do evento em 2020, em virtude das restrições impostas pela covid-19.
“O programa foi pensado com o objetivo de tornar a Poesia Livre um evento transversal, dirigido a todas as faixas etárias, que promova, valorize e dê a conhecer a cultura dos países de língua portuguesa”, realça o Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso.