O Cor(p)o Metropolitano, trabalho em rede entre os 17 municípios da Área Metropolitana do Porto, apresenta-se no Coliseu do Porto este domingo pelas 17h00. O espetáculo é de entrada livre.
Em 2024, ano em que se celebram os 50 anos do 25 de Abril, o Cor(p)o Metropolitano apresenta-se ao vivo num espetáculo inédito, que terá lugar no Coliseu Porto. “Abril em Setembro” é a nova criação do Cor(p)o Metropolitano, uma apresentação que presta homenagem aos artistas que cantaram Abril, bem como ao meio radiofónico, que teve um papel fundamental na difusão da revolução.
Com início marcado para as 17h00, o espetáculo irá depois transitar para a rua, uma escolha algo invulgar, mas que pretende refletir a essência do 25 de Abril de 1974. A música irá seguir, então, em direção à Igreja de Santo Ildefonso, na Praça da Batalha.
O Cor(p)o Metropolitano é um projeto de construção social e cultural, de carácter colaborativo e popular, associado à criação artística coletiva (com destaque para a prática musical). Com funcionamento em rede, procura juntar vozes de todos os 17 municípios da Área Metropolitana do Porto e que abrange todas as idades.
Para lá de um grande coro, o Cor(p)o Metropolitano assume-se como uma jornada pelo território português, guiada pelos rostos e vozes de muitos dos que nele habitam. É uma odisseia que se renova a cada edição e a cada processo de trabalho, redescobrindo e celebrando a memória coletiva.
Depois do trabalho de criação realizado na Biblioteca Municipal, o grupo de Santo Tirso, constituído por 22 vozes, junta-se aos restantes grupos para este grande espetáculo.
“Abril em Setembro” terá entrada livre, mas está sujeito à lotação da sala. Os bilhetes vão estar disponíveis para levantamento na bilheteira do Coliseu, a partir das 13h00 do dia 4 de setembro. A bilheteira está aberta de segunda a sábado, das 13h00 às 20h30; em dia de espetáculo, funciona até ao início do mesmo.