Foi hoje apresentada a iniciativa “Compre Santo Tirso” na Nave Cultural da Fábrica de Santo Thyrso que reúne uma parceria única de apoio ao comércio local que conta com a colaboração do IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), dos CTT, da ACIST (Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso) e da empresa WEASY.
A apresentação contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, António Leite em representação do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Hugo Assoreira Presidente da ACIST, Vítor Esteves em representação dos CTT e Rui Mendes em representação da empresa Weasy.
O “Compre Santo Tirso” consiste na criação de lojas online para os comerciantes locais de Santo Tirso, de forma a contribuir para o aumento das suas vendas e para a introdução do negócio local na era digital. Para ajudar os comerciantes na criação e na adaptação à gestão das lojas online a autarquia firmou uma parceria com o IEFP de forma a dar formação aos comerciantes para conseguirem criar e gerir as suas lojas online, essa formação poderá ser presencial ou online mediante as diretrizes da Direção Geral de Saúde. Com a parceria entre os CTT e a Câmara Municipal de Santo Tirso também consegue assim preços mais acessíveis para a expedição das vendas efetuadas online pelos comerciantes. A empresa Weasy, empresa pertencente à incubadora de empresas da Fábrica de Santo Thyrso, ficará a cargo da criação das lojas online e do respetivo apoio ao funcionamento.
Este projeto numa fase inicial estará aberto a 50 inscrições, 50 comerciantes que após a sua candidatura passarão por um processo de seleção efetuado pela Câmara Municipal. De futuro a ideia é alargar a mais comerciantes.
António Leite, Vice-Presidente do Instituto de Emprego e Formação profissional define este projeto em 5 palavras, parceria, formação, tecnologia, mudança e futuro, refere que é uma excelente iniciativa da Câmara Municipal de Santo Tirso e frisou a importância da formação para que qualquer projeto tenha sucesso.
Rui Mendes, da empresa Weasy agradeceu todo o apoio do INVEST Santo Tirso à sua empresa e a confiança que a Câmara Municipal lhes depositou com a criação deste projeto, afirmou que a formação é um elemento diferenciador e que é uma coisa que normalmente não existe.
Vítor Esteves dos CTT disse que o comercio eletrónico veio para ficar e a pandemia apenas veio acelerar a sua expansão, referindo que os CTT já têm acordos com 20 municípios e com mais de 300 comerciantes e é com muito gosto que assinam esta parceria com o Município de Santo Tirso.
Hugo Assoreira, Presidente da ACIST diz que este projeto nasce da excelente relação entre a ACIST e a Câmara Municipal e que é mais um exemplo do excelente trabalho que têm desenvolvido em parceria para ajudar o comércio local.
Alberto Costa, Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso disse que é mais um resultado do trabalho em rede que tem desenvolvido desde que assumiu a presidência da Câmara Municipal e mais uma ajuda ao comércio local necessária não só nesta altura de pandemia mas também já a pensar no futuro pois a era online veio para ficar.