“O Leão e o Coelho Saltitão”, é o espetáculo que a Companhia de Teatro Os Quatro Ventos vai apresentar no próximo dia 22 de junho, às 11h00, no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (Vermelhos), no centro da cidade.
O Leão e o Coelho Saltitão é um espetáculo de teatro para a infância concebido a partir da história e ilustrações de um livro infantil, ‘desenhado’ para crianças entre os 6 e os 11 anos. A origem do desentendimento entre o Leão, o rei da selva, e o Coelho, o animal mais esperto da floresta. A Floresta Grande atravessa um momento de crise – faltam alimentos para os animais. Um dia, o Leão, sedento por carne fresca e abundante, pede ajuda ao seu amigo Coelho Saltitão. O Coelho desenvolve um plano para acabar com a fome do Leão… mas a injustiça…
A astúcia vence a prepotência – um tema universal recontado por Ondjaki com base num relato tradicional do povo Luvale (região leste de Angola) e ilustrado por Rachel Caiano publicado em livro pela Caminha. Os autores concordaram e a CT4V cria esta adaptação infantojuvenil para teatro. A experiência de uma leitura não passa só pelas palavras lidas bem alto, baixinho ou sussurradas dentro da nossa cabeça. Ao abrir o livro da Editorial Caminho “O Leão e o Coelho Saltitão” a primeira viagem é feita pelo olhar que salta de ilustração para ilustração. Os traços a negro de Rachel Caiano sobre pinceladas em tons África são uma festa para a imaginação. No texto Ondjaki mescla sabores de Angola, Portugal e Brasil e é tão violento quanto terno, tão sarcástico como verdadeiro. Não é uma história desinfetada e de fácil pedagogia. Este espetáculo força o público adulto a rever princípios, necessidades e crenças e a entrar em conversas sem fim à vista com filhos e/ou netos. A relação sintonizada, entre o texto e ilustrações do livro de Ondjaki/Caiano, foi o acender da lâmpada para a criação e improvisação deste espetáculo em que introduzimos, naquele papel e naquela voz, um corpo.
Inscrições e reservas: 964 310 500 e ctosquatroventos@gmail.com (crianças acompanhadas por adulto(s))
Bilheteira: 3€/cada