Desde o dia 30 de agosto foram realizadas alterações nos sentidos de trânsito na Rua Dr. Joaquim Pires de Lima e Rua dos Carvalhais, em Santo Tirso. Na Rua dos Carvalhais o trânsito passou a ser feito no sentido descendente, passando a divergir nas duas extremidades da Rua Dr. Joaquim Pires de Lima.
“A alteração tem em vista contribuir para o conceito de mobilidade partilhada promovido em toda esta zona”, pode ler-se na página de facebook do município.
No entanto, têm sido várias as queixas dos comerciantes e até da população em geral. O primeiro ponto prende-se com o facto de quem desce da Rua dos Carvalhais em direção à Rua Eça de Queirós, única possibilidade, não consegue virar com facilidade, tendo em conta a rua ser estreita e o ângulo ser apertado.
O segundo ponto é a proibição das viaturas poderem parar de forma a irem ao comércio local. Até ao momento eram vários os locais onde era permitido a paragem temporária, no entanto, agora, quase não existem esses espaços. De realçar que era frequente, principalmente à noite, existirem vários abusos, com dezenas de viaturas estacionadas durante horas para frequentarem os restaurantes da zona.
O terceiro ponto está relacionado com os dois anteriores. Devido à maior dificuldade de manobras e devido à impossibilidade de estacionarem ou pararem nessas ruas, os comerciantes dessas ruas sentem-se lesados e afirmam que o negócio já se está a ressentir. Foi o que o Diário de Santo Tirso constatou, após visitar várias lojas.