Uma colmeia gigante está a preocupar os moradores em São Miguel do Couto, na zona da escola. Trata-se de um ninho de vespas asiáticas com dimensões consideráveis.
É nesta altura, final do verão, princípio do outono, que os ninhos da vespa-asiática atingem a sua capacidade máxima, sendo que cada ninho pode atingir vários milhares de vespas. A partir de agora começam a surgir os machos e fêmeas reprodutoras, sendo nesta época do ano que ocorre o acasalamento.
Todos os avistamentos de ninhos ou das próprias vespas devem ser reportados no portal stopvespa.icnf.pt, onde é possível fazer a georreferenciação da ocorrência, ou então ligar para a linha SOS AMBIENTE (808 200 520) e neste caso o observador será informado do procedimento a seguir para a efetiva comunicação da suspeita. O reporte desta informação é importante para que as autoridades competentes possam planear melhor as estratégias de prevenção e combate a esta invasora.
Os ninhos devem sempre ser eliminados por equipas especializadas que, mediante o local onde este se encontra estabelecido, avaliarão qual a melhor técnica a aplicar na sua destruição. Estando uma vespa asiática isolada, ela não é mais agressiva do que vespa europeia, e não tenderá a atacar se não for incomodada. Se alguma vespa isolada entrar em casa e não havendo condições para a eliminar em segurança, deverá aguardar-se que a mesma volte a sair, reportando depois a ocorrência no portal do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).