A equipa da coligação PSD/CDS, “Valorizar + Santo Tirso” no decorrer da sua campanha para as eleições autárquicas visitou hoje a Associação de Bombeiros Voluntários de Santo Tirso, mais conhecidos por Bombeiros Vermelhos.
Na comitiva estiveram presentes o candidato à Câmara Municipal de Santo Tirso, Carlos Alves, o candidato à União de Freguesias de Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães, José Duarte Malheiro, a presidente da concelhia do PSD de Santo Tirso, Quitéria Roriz, e outros membros foram recebidos pelo vice-presidente dos Bombeiros Vermelhos, Armindo Balsemão e pelo comandante Daniel Carneiro.
Carlos Alves quis saber as necessidades que os Bombeiros padecem, nomeadamente as de cariz financeiro e tentou perceber que tipo de apoios têm para conseguir sobreviver. Numa reunião de cerca de uma hora, foram muitas as dificuldades que foram identificadas. Diariamente os Bombeiros combatem uma luta entre orçamentos reduzidos para despesas elevadas, despesas essas efetuadas para servir a comunidade. A falta de apoios por parte da governação central e uma ajuda pequena face às despesas, dada pelo município, é a realidade que a corporação dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso vive.
Daniel Carneiro explicou as dificuldades com que os bombeiros se debatem todos os dias, desde a falta de efetivos, neste momento estão ao serviço 21 profissionais, à falta de estratégia por parte do poder central e até passando pelo atraso de pagamentos nomeadamente pelo Centro Hospitalar do Médio Ave (Hospital de Santo Tirso). O comandante dos bombeiros vermelhos referiu que a corporação teve de abdicar do transportes de doentes não urgentes do hospital devido ao atraso de pagamentos, verificando-se o mesmo com os Bombeiros Amarelos, sendo que neste momento é uma corporação de Famalicão a assegurar o transporte dos doentes. Daniel Carneiro referiu ainda que está a ser ultimado um posto avançado na Agrela.
No final da reunião Daniel Carneiro acompanhou a comitiva a uma visita guiada pelas instalações.