Foi a notícia da semana, Andreia Correia, militante social democrata, eleita em 2017 presidente da Junta de Freguesia de Monte Córdova pela coligação composta pelo Partido Social Democrata (PSD) e pelo Centro Democrático e Social (CDS), foi anunciada na última segunda-feira pelo Partido Socialista (PS) como sendo a candidata do partido nas próximas autárquicas, embora esteja listada como independente.
Na quarta-feira Andreia Correia emitiu um comunicado dizendo que se iria recandidatar à “Junta de Freguesia de Monte Córdova, neste caso, como independente”. No mesmo comunicado Andreia Correia dizia ter-se afastado do PSD: “Nada me move contra o PSD, do qual me afastei nos últimos tempos, mas que neste momento, na minha opinião, não é a melhor solução para Monte Córdova”. Apesar da sua candidatura ter sido anunciada nas redes sociais do PS, Andreia Correia em nenhum ponto do seu comunicado refere que a sua candidatura tem o apoio de um partido político.
Ontem, quinta-feira, foi altura da reação por parte da coligação. Em conferência de imprensa conjunta, Quitéria Roriz e Ricardo Rossi, presidentes do PSD e do CDS respetivamente, desmentem que a autarca de Monte Córdova se tenha afastado do partido: “Há vários meses que a, ainda militante do PSD, Andreia Correia tem vindo a ser envolvida no projeto autárquico desta Coligação para as eleições autárquicas de 2021. Até ao início do mês de abril, a atual Presidente de Junta eleita pelo PSD/CDS em 2017 manteve-se colaborante e envolvida com os partidos que sempre representou”, disse Quitéria Roriz.
A Presidente do PSD prosseguiu de seguida: “No passado dia 24 de abril à noite a atual Presidente da Junta de Freguesia de Monte Córdova informou a Presidente do PSD de Santo Tirso da sua intenção em apresentar uma candidatura independente e em nenhum momento desta conversação foi assumido pela Andreia Correia que a sua lista independente teria o apoio do PS”.
Para Quitéria Roriz foi uma surpresa o anúncio da candidatura de Andreia Correia por parte dos socialistas de Santo Tirso: “Foi uma surpresa quando o PS anunciou na data de 26 de abril o apoio à candidatura de Andreia Correia, apoio esse que foi deliberado numa reunião do Partido Socialista ocorrida na manhã do dia 24 de abril. De facto, existe algo de muito errado na linha temporal do que aqui vos expomos. Mas acima de tudo, há algo de muito errado com a liberdade e democracia do nosso concelho e da freguesia de Monte Córdova”.
Para terminar, a presidente do PSD relembra o que se passou em 2019. aquando da tomada de posse do atual presidente de Câmara, Alberto Costa, depois da demissão de Joaquim Couto: “os Presidentes de Junta eleitos (incluindo os eleitos pelo PSD/CDS em 2017), assinaram um manifesto de apoio ao Presidente de Câmara, nesta altura, sem consultarem as estruturas concelhias dos partidos que os elegeram, os Presidentes de Junta Andreia Correia e Paulo Bento deram a mão ao Partido Socialista. O que assistimos agora é muito diferente, trata-se de uma total falta de respeito pelos princípios sobre os quais foram eleitos e nem o PSD nem o CDS compactuam com tal deslealdade para com o partido, os militantes e todos os que votaram em nós”.