No dia 5 de dezembro o polivalente da Escola Básica e Secundária D. Dinis ganhou vida com a presença dos membros dos Centros de Convívio do Serviço Educativo da União de Freguesias Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães e da Paróquia de Santo Tirso. Recebidos calorosamente com o brilho nos olhos dos membros do Clube SeR, o evento transbordou de afeto e entusiasmo.
A programação foi um verdadeiro festival de talentos e emoções. Denise, do 12.° G, aqueceu o ambiente com a sua interpretação de duas toadas líricas de Ana Moura, Dia de Folga e Desfado, enquanto Nádia, do 6.° D, e Maria Silva, do 12.º F, deslumbraram todo o auditório com as suas habilidades acrobáticas.
Seguidamente, os elementos do Clube SeR e a assistente operacional da biblioteca escolar, D. Sandra, encantaram os presentes com a declamação de poemas de Eugénio de Andrade, de António Gedeão e de Miguel Torga.
A música voltou a preencher o espaço, mas, desta vez, com um toque especial vindo dos “jovens mais velhos”. O hino do Centro de Convívio da Paróquia de Santo Tirso ressoou com um carinho nostálgico, tendo suscitado algumas lágrimas, enquanto a música “Santo Tirso é lindo”, dos sábios integrantes do Serviço Educativo da União de Freguesias Santo Tirso, Couto (S. Cristina e S. Miguel) e Burgães, transportou-nos para um sentimento de pertença e de gratidão.
Para terminar, todos usufruíram de um lanche-convívio, onde as conversas fluíram entre sorrisos e gestos carinhosos, consolidando os laços intergeracionais.
Os relatos de elogios por parte dos ilustres convidados não foram escassos. Encantados com a música, impressionados com a ginástica acrobática e profundamente tocados pelo hino entoado, os mais velhos não deixaram de expor a sua gratidão e emoção diante de um evento que trouxe à tona memórias e sentimentos de uma época natalícia repleta de significado e calor humano.
Este dia deixará, indubitavelmente, marcas eternas nos corações de todos os participantes. Foi uma celebração que transcendeu a mera passagem de tempo; foi um encontro de almas, um enlace entre gerações, uma melodia que ecoará nas nossas memórias por muito tempo.
A expressão de alegria nos rostos dos presentes, o brilho nos olhos dos mais experientes, a sinceridade dos elogios e a partilha de sorrisos mostraram-nos que este evento não foi apenas mais uma atividade, uma vez que foi um verdadeiro presente de Natal antecipado, repleto de amor, amizade e cumplicidade.
A mensagem foi clara: queremos mais destes momentos.
Boas Festas para todos.
Maria Luísa Alves, 12.ºE