O CIMS – Cidnay International Masterclass Series pretende ser um evento de promoção da excelência musical, de carácter internacional, e inspirar a comunidade e as gerações mais jovens através da música. O CIMS afirma uma visão holística, proporcionando aos participantes e ouvintes inegáveis momentos de subtileza musical, acompanhados de tempos para meditação e relaxamento, e ainda momentos de visita, ao património cultural e ambiental locais, partilha e tertúlia, relacionando a música com a arquitetura, com a escultura, com a vida da comunidade, a partir de diferentes contextos cronológicos.
Assim, o CIMS tem como conceito nuclear o CONTACTO. Contacto entre mestre e alunos, entre participantes de diferentes latitudes, com outras expressões e linguagens artísticas, com campos de conhecimento e vivência complementares à música, com diversos públicos, parceiros, entre o presencial e o digital. Dessa forma, cumpriremos o propósito de oferecer um programa inspirador, rico em conteúdo e que se posicione como ponto de passagem obrigatório para os mais talentosos músicos.
Realizado cidade banhada pelo rio Ave, o CIMS inspira os jovens através do contacto com uma profunda marca da arquitetura barroca, o Mosteiro de São Bento. Para além disso, Santo Tirso é, hoje, uma das capitais europeias da escultura contemporânea, com obras distribuídas por toda a cidade, em espaços de fruição, como jardins, praças, parques.
Também as obras de Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, prémios Pritzker, podem ser apreciadas, nomeadamente o MIEC – Museu Internacional de Escultura Contemporânea.
É neste contexto, de contacto entre épocas históricas e artísticas, que se enquadram os espaços onde decorrem as masterclasses, ensaios e concertos, com abertura à comunidade local. Ora no
MIEC, ora na Quinta de Fora, espaço com uma vista privilegiada, próximo do rio, e propriedade de uma Escola Profissional Agrícola.
Também o alojamento tem espaço privilegiado, numa unidade de charme, Cidnay Santo Tirso – Charming Hotel & Executive Center.
Por fim, o evento assume uma vocação de responsabilidade social, ao estabelecer parceria com uma entidade de referência, em Portugal, no acolhimento de crianças vítimas de maus tratos, para que se possa, no âmbito do programa, criar momentos de sensibilização dos mais jovens para a importância da música na sua recuperação para a vida.
O CIMS procura afirmar-se na cidade e no panorama nacional e internacional dos eventos de valorização artística e cultural, com caráter de regularidade.