Luís Miguel Cardoso é um nome conhecido de muitas pessoas de Santo Tirso e tal como a maioria dos portugueses, foi de férias em família em agosto, uma viagem para os Estados Unidos da América (EUA).
Na passada segunda-feira, dia 29 de agosto, o Luís, de 52 anos, viu-se obrigado a ser assistido de urgência no Hospital New York Presbyterian na sequência de um inesperado derrame cerebral no hemisfério esquerdo, na camada subdural. De imediato foi transferido para o Weill Cornell Medical Center, também em Nova Iorque, onde, pelas 5 horas, foi submetido a uma primeira intervenção cirúrgica de modo a drenar e a estabilizar a hemorragia.
Ainda na segunda-feira, por volta das 17 horas, sofreu novamente uma hemorragia mais grave e teve de regressar ao bloco operatório. Até hoje, dia 2 de setembro, encontra-se ainda na Unidade de Cuidados Intensivos.
Deverá ainda ser submetido a uma terceira cirurgia de reconstrução do crânio uma vez que se encontra ainda com drenos na zona da hemorragia e que, para este efeito, foram removidos certos segmentos do crânio.
O prognóstico permanece ainda bastante reservado, com expectativa de tempo de recuperação mínimo de um mês. Porém, a equipa médica manifestou desde já que, devido à gravidade da situação, o paciente não poderá voltar a Portugal em breve tendo em conta os riscos inerentes a uma viagem de avião.
Apenas após alta médica, serão conhecidos os custos inerentes a estes procedimentos e cuidados médicos. O Luís possui um seguro de saúde com uma cobertura máxima de 30 mil euros. Porém, é expectável que apenas o custo destes cuidados ascenda aos 150 mil euros, e por isso o valor desses encargos ultrapassará largamente o montante que a família consegue suportar e o montante assegurado pelo seguro.
A família procurou ajuda junto do consulado português no dia em que está situação ocorreu, mas até ao momento não teve nenhum apoio.
Qualquer ajuda poderá ser prestada por MBWay (918 559 074) ou por IBAN (PT50003507320005378990092).