Decorreu na passada sexta-feira no Centro Paroquial de Santo Tirso mais uma ação de recolha de sangue promovida pela Associação Dadores de Sangue de Vizela.
Esta ação foi a quinta realizada em Santo Tirso que foi organizada pela Associação Dadores de Sangue de Vizela, esta ação teve uma diminuição de dadores em relação a anterior, uma das razões poderá ser o elevado numero de casos COVID-19 registados no concelho de Santo Tirso nas últimas semanas. Estiveram presentes 23 dadores, foram recolhidas 17 recolhas válidas de sangue, 6 delas foram de dadores que efetuaram doação pela primeira vez.
O objetivo destas ações é angariar sangue para o Instituto Português do sangue sendo que as recolhas serão usadas para todo o país.
Para poder efetuar doação é necessário ter entre 18 e 65 anos. A primeira doação tem que ser efetuada até aos 60 anos, quem tiver mais que 60 anos e nunca fez doações não pode faze-lo pela primeira vez depois dos 60. O dador tem que ter o peso mínimo de 50 Kg e hábitos de vida saudáveis.
Estas recolhas na cidade de Santo Tirso tiveram inicio em janeiro de 2021, ocorrem de quatro em quatro meses uma vez que as mulheres só podem doar sangue de quatro em quatro meses. Já os homens podem doar de três em três meses. A próxima ação está prevista para o dia 30 de setembro.
Doar sangue é um processo rápido e indolor, acima de tudo com este gesto os doadores salvam vidas.