Diário de Santo Tirso

Centro de Arte Alberto Carneiro inaugurado em Santo Tirso

Imagem: Diário de Santo Tirso

Foi inaugurado no passado sábado, na Fábrica de Santo Thyrso, o Centro de Arte Albeto Carneiro, um espaço com cerca de 1100 metros quadrados, composto por um piso térreo e uma cave onde estão expostas as obras doadas pelo escultor Alberto Carneiro ao Município de Santo Tirso.

A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Alberto Costa, da secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, do filho do escultor, Cláudio Carneiro e da viúva Catarina Rosendo.

Alberto Carneiro foi um dos mais importantes escultores portugueses, natural de São Mamede de Coronado, iniciou em 1947 a sua aprendizagem artística como imaginário, numa oficina de santeiro, na qual trabalhou durante 11 anos.

O escultor ganhou variados prémios e distinções, entre os quais se contam o Prémio Nacional de Escultura (1968), o Prémio Nacional de Artes Plásticas da Associação Internacional de Críticos de Arte (1985) e o Prémio de Artes do Casino da Póvoa (2007), galardão composto por uma recompensa pecuniária, pela aquisição de uma escultura do premiado (“Sinais e Sabedoria da Floresta”, de 2000-2001), e ainda pela publicação da monografia “Alberto Carneiro – Lição das Coisas”, com texto de Bernardo Pinto de Almeida e direção artística de Armando Alves.

O Centro de Arte inclui uma exposição permanente constituída por obras de Alberto Carneiro – esculturas e desenhos – e será, também, espaço de exposições temporárias dedicadas à arte contemporânea, que se enquadrem nos valores artísticos fundamentais do escultor.

Para os amantes da obra de Alberto Carneiro, também foi inaugurada no Museu Internacional de Escultura Contemporânea, a exposição “A Natureza em Movimento”, que reúne, também, um conjunto de obras de Alberto Carneiro, que  pode ser visitada até dia 27 de fevereiro de 2022.

Imagens: Diário de Santo Tirso
Exit mobile version